APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

U.S. Chamber of Commerce promove conferência internacional sobre recursos sustentáveis com participação do Ministro Ricardo Salles e da Abiquim

Terca-Feira, 19 de Novembro de 2019

Foto: Abiquim/Divulgação

Ministro Ricardo Salles 


A U.S. Chamber of Commerce promoveu, no dia 11 de novembro, a conferência International Dialogue on Sustainable Resources, na sede do Banco Mundial, em Brasília. O evento promoveu o debate sobre ações e políticas para promover o uso de recursos sustentáveis e reuniu representantes do governo federal e da iniciativa privada.

A abertura do evento contou com a participação do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que iniciou a sua fala afirmando que a sustentabilidade está relacionada a três pilares: meio ambiente, social e econômico. “Apenas unindo os três será possível termos sucesso no cuidado ao meio ambiente”, ressaltou. Salles também destacou a importância da parceria com o setor privado para promover o crescimento sustentável.  

A Abiquim foi uma das entidades participantes da conferência e foi representada pela diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade, Marina Mattar, que participou da sessão “Trading Sustainable Goods and the Circular Economy”. Marina, que também é integrante do Steering Committee da Carbon Pricing Leadership Coalitiion (CPLC), iniciativa do Banco Mundial, iniciou a sua fala concordando com o ministro Salles de que a sustentabilidade não está limitada ao meio ambiente, mas também abrange os pilares social e econômico. “Sem a sustentabilidade econômica, não há geração de emprego e renda”, completou. 

Marina concordou que a sustentabilidade pode contribuir para aumentar a competitividade brasileira, entretanto, lembrou os seríssimos problemas de competitividade enfrentados pelo Brasil, como a elevada carga tributária, encargos sociais e trabalhistas, logística deficiente e o alto custo da energia. Marina também destacou que, no caso do setor químico, apesar do País ser abundante em matéria-prima, o custo é extremamente alto impactando diretamente na competitividade da indústria. Nesse sentido, Marina concluiu que sustentabilidade é um fator muito importante para a competitividade do Brasil, devemos continuar lutando fortemente para reduzir o custo Brasil. 


Foto: Abiquim/Divulgação

A diretora da Abiquim, Marina Mattar, participa de conferência do Banco Mundial 


A diretora da Abiquim ainda explicou que a legislação brasileira sobre a gestão de resíduos sólidos e logística reversa é sólida. “No entanto, os lixões continuam a existir e o País ainda pode evoluir no aproveitamento econômico dos resíduos. É uma responsabilidade compartilhada entre a iniciativa privada, sociedade e governo. Os três atores precisam cumprir o seu papel”, completou. 

Também participaram da sessão o secretário de Relações Internacionais do Ministério do Meio Ambiente, Roberto Castelo Branco Coelho de Souza; o gerente para o Brasil da CHEP, João Palmeira; e a diretora de Economia Circular e Reciclagem da Braskem, Fabiana Quiroga. A moderação foi realizada pelo vice-presidente de Iniciativas Globais da U.S Chamber of Commerce, Gary Litman.

A Abiquim já possui o “Compromisso Voluntário com a Economia Circular dos Plásticos”, no qual as empresas do setor têm como aspiração que até 2040 100% das embalagens de plástico sejam reutilizadas, recicladas ou revalorizadas. Como meta intermediária, o objetivo é atingir 50% até 2030. As produtoras de resinas plásticas associadas à Abiquim também deverão adotar até 2020 as melhores práticas do “Manual Perda Zero de Pellets”, que teve como base o programa Internacional Operation Clean Sweep, que busca atender uma das metas previstas pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável nº 14 (ODS-14), de até 2025.

Clique aqui para fazer o download do “Compromisso Voluntário com a Economia Circular dos Plásticos”.