APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Painel do Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação apresentará o CO2 como matéria-prima

Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019


O painel “A Química do CO2” abre a programação do segundo dia do Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação. Segundo o coordenador da Comissão Temática de Tecnologia da Abiquim e gerente de Tecnologia & Inovação da área de Especialidades Químicas da Braskem, Rafael Pellicciotta, a discussão será promovida para auxiliar as empresas do setor a entenderem o gás carbônico como matéria-prima de baixo custo e abundante. “Um dos benefícios dessa evolução seria a captura do CO2 com consequente redução de seu impacto no efeito estufa”, completa. 

A moderação do painel será feita pela pesquisadora do Laboratório de Catálise do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Lucia Appel. Ela explica que a indústria química pode ter um papel chave na redução das emissões de CO2. “O setor pode desenvolver, projetar e operar unidades capazes de transformar este gás em combustíveis e produtos químicos”, completa. 

O gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato, participará do painel e apresentará as ações da empresa na gestão de carbono para atingir um nível de operação com crescimento neutro em emissões de carbono até 2030. 

“A BASF utiliza o carbono contido nas matérias-primas de forma consciente. Atualmente 75% do carbono é convertido em produtos, 25% consumido como energia e emissões. Na estratégia de gestão de carbono, avaliamos ações em relação aos custos, esforços e riscos envolvidos, atuamos para sempre melhorar a eficiência energética e de processos, buscamos por alternativas de fornecimento de fontes renováveis de energia e no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a redução ou uso de CO2 como matéria-prima”. 


Foto: BASF/Divulgação

O gerente de Tecnologia e Inovação da BASF, Rony Sato


Segundo Sato, no Brasil a empresa se beneficia do acesso a uma matriz de percentual renovável expressivo e ações como o programa Triple E, que promove o aumento de eficiência energética e do uso de correntes de processo para a co-geração, o que contribui para a redução de emissões por tonelada produzida.

A quinta edição do “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação” será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, no Auditório do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos (SENAI CETIQT), localizado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro (RJ).

A programação também terá os painéis “Mobilidade e Eficiência Energética: Oportunidades e Desafios”, que discutirá como o setor químico pode contribuir para melhorar a eficiência energética no transporte de carga; “Intensificação de Processos”, que debaterá como unidades de pequena escala e menor custo de produção podem reduzir os riscos financeiros e os impactos ambientais dos projetos; “Economia Circular: Desafios e Oportunidades para o Setor Químico”, que abordará modelos de processo produtivo sustentável, em que o resíduo gerado tem valor e pode ser transformado em novos produtos; e as palestras “A Nova Era da Mobilidade Urbana” e “Estratégias para Inovar Conectando Indústria com o Ecossistema de Universidades e Startups”.

O “Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2019” tem o patrocínio das empresas Ambipar, Croda, Elekeiroz, Elsevier, Rhodia Solvay, Umicore e Unipar. 

Clique aqui para fazer sua inscrição e ver a programação completa do Seminário.