APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Treinamento sobre o Cadastro Técnico Federal do IBAMA acontece na sexta-feira na Abiquim

Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2019

No dia 18 de outubro, sexta-feira, a Abiquim, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais e da Petroquímica no Estado de São Paulo (Sinproquim), e o Ibama, promovem o “Treinamento Cadastro Técnico Federal IBAMA – CTF”, na sede da Abiquim, na capital paulista. 

O treinamento será ministrado pelo analista ambiental do Núcleo de Qualidade Ambiental da Superintendência do IBAMA no Estado de São Paulo, Bruno Buys. Ele explicará as principais mudanças promovidas pelas Instruções Normativas 11 e 12 do IBAMA, que redefiniram o enquadramento das pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais.

Buys já realizou outros workshops sobre o tema e afirma que as dúvidas mais frequentes são referentes ao enquadramento e implicações tributárias das informações declaradas. “Como essa é a primeira apresentação setorizada, suponho que poderá haver dúvidas de casos específicos e elas poderão ser sanadas no treinamento”, explica.

O analista ambiental do IBAMA lembra que o instituto mantém canais de atendimento disponíveis em seu site, www.ibama.gov.br, no item "Fale com o IBAMA”, e o atendimento pode ser feito via formulário de auxílio, chat online e por telefone. Também podem ser realizados atendimentos presenciais. Para isso é preciso acessar o item “IBAMA nos Estados".

As inscrições para o treinamento são gratuitas e podem ser feitas até 17 de outubro pelo e-mail: daiane.carli@abiquim.org.br. Devido à elevada procura, só estão disponíveis vagas para acompanhar o treinamento por videoconferência. O treinamento será realizado das 9 às 13 horas. 

Mais informações pelo e-mail aline.bressan@abiquim.org.br com a assessora de Meio Ambiente da Abiquim, Aline Caldas Bressan.