APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Indicadores do Programa Atuação Responsável são apresentados no COFIP ABC

Segunda-Feira, 16 de Setembro de 2019

Foto: Rogério Lorenzoni

“Seminário Práticas Sustentáveis no Polo do Grande ABC”


O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC), realizou, no dia 11 de setembro, o “Seminário Práticas Sustentáveis no Polo do Grande ABC”, na unidade da Braskem, em Santo André. A Abiquim foi uma das apoiadoras desta terceira edição do seminário e também participou da programação com apresentações da diretora de Assuntos Técnicos, Andrea Carla Barreto Cunha; da assessora de Economia e Estatística, Paula Tanaka; e do consultor técnico, Carlos Barbeiro.  


Foto: Rogério Lorenzoni

A diretora da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha



A diretora da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha, apresentou o Programa Atuação Responsável®, iniciativa voluntária da indústria química mundial, coordenada no Brasil pela Associação, e que promove a melhoria contínua da indústria química em saúde, segurança e meio ambiente. Andrea ainda explicou que o compromisso do setor com a gestão segura não se limita à unidade industrial. Neste contexto destacou o trabalho realizado pela Abiquim na elaboração da Agenda Estratégica de Logística, que propõe a diversificação da matriz de transporte, hoje dependente do modal rodoviário: “a exemplo de outros países precisamos utilizar a cabotagem e o modal ferroviário para que nossa matriz seja mais competitiva e sustentável. 


Foto: Rogério Lorenzoni

A assessora da Abiquim, Paula Tanaka


Os indicadores do Programa Atuação Responsável® foram apresentados pela assessora de Economia e Estatística, Paula Tanaka. Com a participação de 81 empresas, que respondem por 225 plantas em todo o País, o estudo mostrou que em 2018 a indústria conseguiu reduzir a captação de água em 34%, a geração de resíduos em 21% e o consumo de energia elétrica em 11%, em relação ao início da série histórica, em 2006. No diálogo com a comunidade, 100% dos contatos realizados foram solucionados.  


Foto: Rogério Lorenzoni

O consultor técnico da Abiquim, Carlos Barbeiro


O consultor técnico da Abiquim e do COFIP ABC, Carlos Barbeiro, divulgou os indicadores do Polo, a partir de estudo realizado com as 13 empresas associadas ao Comitê. Entre os números apresentados, Barbeiro apontou que o Polo consumiu 10,9 milhões de m³ de água em 2018, sendo 9,7 milhões de m³ (89%) provenientes da Aquapolo, que abastece o complexo com água de reúso industrial. “Esse volume equivale ao abastecimento de 45.300 casas com quatro pessoas, então essa água que antes era consumida nas indústrias, agora é disponibilizada para os lares”, afirmou. Barbeiro ainda apontou que as emissões veiculares representam a principal fonte de poluição atmosférica. “Um carro antigo tem a equivalência ambiental de 40 novos”, comparou. No caso de um carro 0 km, o catalisador precisa ser trocado após cinco anos de uso ou 80 mil km rodados para evitar a emissão de poluentes ao meio ambiente, de acordo com o palestrante.

Na abertura do Seminário, o presidente do COFIP ABC e diretor industrial das Unidades de Químicos da Braskem no Sudeste, Luís Pazin, destacou a assertividade na escolha do tema do evento e que o polo e suas empresas estão engajados no processo de melhoria contínua para aumentar a sustentabilidade. O químico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), João Carlos Mucciacito, explicou as medidas adotadas pelo órgão estadual para monitorar as emissões na região do polo petroquímico. 

O seminário ainda teve a apresentação de cases de “Emissões Atmosféricas: Melhorias e Controles de Conformidade” do gerente de projetos da Braskem, Alberto Amano, que apresentou um projeto da empresa, em fase de licenciamento ambiental, para a geração da própria energia; do gerente de Fábrica da Bandeirante Química, Oscar Abreu, que explicou como a empresa usou a tecnologia de selo flutuante para reduzir a geração de vapores orgânicos voláteis na armazenagem de solventes; do engenheiro de Meio Ambiente da Oxiteno, Marcelo da Silva Gomes, que apresentou projeto realizado em parceria com a Cabot para o reaproveitamento dos gases residuais na geração de energia;  e da coordenadora de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Cabot, Renata Valério, que apresentou como a empresa faz o reaproveitamento energético dos gases residuais de caldeiras. 

Mais informações sobre o Programa Atuação Responsável® pelo e-mail: luiz.shizuo@abiquim.org.br, com o gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, Luiz Shizuo Harayashiki. 

Mais informações sobre os indicadores do Programa Atuação Responsável® pelo e-mail: paula.tanaka@abiquim.org.br, com a assessora de Economia e Estatística da Abiquim, Paula Tanaka.