APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Normas do CB-010 entram em consulta nacional

Terca-Feira, 29 de Janeiro de 2019

O Projeto de Emenda ABNT NBR 16570 Isocianuratos clorados – Aplicação em saneamento básico – Especificação técnica, amostragem, métodos de ensaio e requisitos está aberto para consulta nacional no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), até 11 de fevereiro.

 A Norma estabelece a especificação técnica, amostragem, métodos de ensaio e requisitos toxicológicos dos produtos de isocianuratos clorados para utilização no tratamento de água para consumo humano. O Projeto de Emenda foi desenvolvido pela Comissão de Estudo de Produtos químicos para saneamento básico, água e esgoto (CE 010:105.007).

A ABNT também está com consulta aberta para o Projeto de Revisão ABNT NBR 8911 Determinação de material não volátil – Método de ensaio, até 11 de março. Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação quantitativa da matéria não volátil, em solventes voláteis para uso em tintas, vernizes, lacas e produtos correlatos. O Projeto de Revisão foi elaborada pela Comissão de Estudo de Derivados de Óxido de Etenos (CE 010:202.001).

A Comissão de Estudo de Produtos químicos para saneamento básico, água e esgoto (CE 010:105.007) e a Comissão de Estudo de Derivados de Óxido de Etenos (CE 010:202.001), pertencem ao Comitê Brasileiro de Química - ABNT/CB-010 - cuja superintendência está no âmbito da Abiquim, e a abertura das consultas para os dois projetos é resultado dos trabalhos realizados por este comitê. 

O CB -010 é o responsável pela elaboração de normas técnicas no campo da química compreendendo produtos químicos orgânicos, produtos e preparados químicos diversos, no que concerne a terminologia, requisitos, métodos de ensaio e generalidades. Atualmente o CB-010 é o único Comitê da ABNT que trata de produtos químicos (substâncias e misturas) em sua essência. Ele possui 98 normas técnicas publicadas e está em constante desenvolvimento de outras novas, principalmente em parceria com as Comissões Setoriais da Abiquim. Os demais comitês trabalham com aplicações específicas.

Em caso de dúvidas sobre as consultas e as normas entre em contato com a assessora de Comissões Setoriais e Normas Técnicas da Abiquim, Renata Souza, pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br

Clique aqui para acessar as consultas.