APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim apresenta dados estatísticos de colas, adesivos e selantes

Terca-Feira, 06 de Novembro de 2018

Estatísticas do setor acompanham a evolução do mercado por 11 anos e medem a produção e o consumo local, a exportação e a importação dos produtos 

São Paulo, 26/10/2018 – O segmento de colas, adesivos e selantes teve um crescimento de 1,2% na produção, medida em toneladas, em 2017 em relação ao ano anterior, segundo dados do estudo “Estatísticas do Segmento de Colas, Adesivos e Selantes” da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim. Já o consumo aparente nacional (CAN), que mede o resultado da soma da produção mais importação excetuando-se as exportações, em toneladas, teve um crescimento de 2,4%, em 2017 em relação ao ano anterior. 

As exportações em toneladas tiveram queda de 14,5%, no mesmo período e atualmente 20% da demanda dos produtos do segmento de colas, adesivos e selantes consumidos no Brasil é atendida por produtos importados e 8% do total produzido no País é destinado ao mercado externo. O déficit na balança comercial foi de 2,4 mil toneladas, equivalente a um valor de 177 milhões de dólares.

“As vendas totais (internas e externas) do setor alcançaram o valor de R$ 1,9 bilhão em 2017, equivalentes a quase US$ 600 milhões. Esse valor exemplifica a relevância do segmento de colas e selantes para a indústria química brasileira. Esses produtos direta ou indiretamente participam de diversas cadeias industriais”, explica a diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira. A diretora também salientou que: “na comparação com o primeiro ano da série o volume de produção e vendas caiu, mas esse recuo pode ser atribuído ao desenvolvimento tecnológico dos produtos, ou seja, é necessária uma quantidade menor do ingrediente ativo para desempenhar sua função”. 

Fátima explica que a amostra de produtos e empresas acompanhada no relatório “Estatísticas do Segmento de Colas, Adesivos e Selantes” inclui colas/adesivos, base água, base solvente, hot-melt, outras e selantes/mástiques e representam mais de 75% do mercado. O documento foi elaborado com a Comissão Setorial de Colas, Adesivos e Selantes da associação, que se dedica a analisar os comportamentos do mercado e como tornar a indústria nacional mais competitiva.

O estudo “Estatísticas do Segmento de Colas, Adesivos e Selantes” pode ser comprado no Centro de Documentação da Abiquim (https://abiquim.org.br/biblioteca/cedoc).