APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia aumenta visibilidade da pesquisa sobre inibidores de urease

Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2018

Foto: GrupoPhoto Fotografia/Abiquim

Os professores Luzia Valentina Modolo e Ângelo de Fátima da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam do 
Presidente Michel Temer o prêmio pelo trabalho “Desenvolvimento de Fertilizantes à Base de Ureia com Eficiência Aumentada”


A categoria Pesquisador do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia foi concedida em 2017 aos professores doutores Luzia Valentina Modolo e Ângelo de Fátima da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho “Desenvolvimento de Fertilizantes à Base de Ureia com Eficiência Aumentada”, no qual eles desenvolveram novos inibidores de urease, enzima que converte ureia em amônia e ácido carbônico, o que permitirá a conservação e manutenção da qualidade e saúde do solo usado em plantações. 

Atualmente, os pesquisadores trabalham em formulações contendo os inibidores de urease para uso agrícola, veterinário e farmacêutico e estão negociando termos e condições de transferência das tecnologias para empresas.  Segundo os pesquisadores, o recebimento do Prêmio Kurt Politzer aumentou a visibilidade de suas pesquisas com inibidores de urease tendo, inclusive, resultado na edição de um volume especial da publicação científica, Journal of Advanced Research (Elsevier).

As inscrições para a 17ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia estão abertas até o dia 31 de outubro para as categorias: Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), Empresa e Pesquisador. 

Na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), podem ser inscritos projetos nacionais desenvolvidos por companhias em estruturação empresarial, sem posição definida no mercado, inseridas ou não em incubadoras, que busquem oportunidades em nichos de mercado com produtos ou serviços inovadores e de alto valor agregado. Na categoria Empresa, podem participar as organizações que tenham desenvolvido no Brasil projetos e cases de inovação tecnológica na área química que levem à modernização e ao aumento da competitividade do parque industrial brasileiro. Na categoria Pesquisador, podem participar os profissionais que tenham desenvolvido projetos na área química com potencial de aplicação industrial.

Cada participante pode cadastrar mais de um trabalho, desde que indique a categoria a qual pretende concorrer. Os trabalhos serão mantidos em sigilo e qualquer divulgação dos projetos só será feita com autorização da empresa ou pesquisador. 

A comissão julgadora é formada por importantes representantes do setor químico do País. A premiação será realizada durante o 23º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ, em 7 de dezembro, no Hotel Unique, na capital paulista. 

Clique aqui para fazer o download da edição especial sobre inibidores de urease do Journal of Advanced Research. 

Clique aqui para fazer sua inscrição no Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia.