APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

COFIP RS realiza seu 1º Seminário de Boas Práticas de Gestão em SSMA

Quarta-Feira, 10 de Outubro de 2018

Foto: COFIP-RS/Divulgação


Participantes do “Seminário de Práticas de Gestão em Segurança e Meio Ambiente


O Comitê de Fomento Industrial do Polo de Trunfo no Rio Grande do Sul (COFIP) promoveu no dia 3 de outubro, a primeira edição do “Seminário de Práticas de Gestão em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA)”. O evento foi realizado no auditório da Hexion e o seminário reuniu representantes das empresas associadas ao COFIP RS, que fazem parte do Complexo Industrial de Triunfo-Montenegro/RS, além de representação do Sindicato das Indústrias Químicas (Sindiquim) e Abiquim.

O encontro foi conduzido pela Comissão Estratégica de Segurança do COFIP, coordenada por Clarissa Sossmeir, e com representação da maior parte das indústrias associadas. O seminário teve como objetivo compartilhar cases e trocar boas práticas.

O gerente Corporativo América Latina de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (SHE) da DuPont, Eduardo de Maio Francisco, foi um dos convidados do evento e falou sobre fatores humanos relacionadas à segurança de processos e procedimentos operacionais. Francisco também abordou o papel do líder de pessoas no desenvolvimento de um ambiente de trabalho seguro, saudável e produtivo. O gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Arlanxeo, José Paulo Rath de Cândidom, falou sobre o “TapRoot”, uma ferramenta para investigação de acidentes com foco em fatores humanos. O engenheiro de Processos de Segurança da Braskem, Pablo Ricardo Barrera, apresentou o Programa de Confiabilidade Humana, utilizado na empresa. O gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, Luiz Shizuo Harayashiki, abordou a confiabilidade humana na visão do Programa Atuação Responsável®.

O sponsor da Comissão Técnica e conselheiro do COFIP, Sergio Saccomandi, o encontro foi considerado um sucesso, atendendo plenamente aos objetivos para este ano. A proposta da Comissão é dar continuidade nesta importante ação estratégica.