APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim reconhece pesquisas e projetos inovadores no Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia

Quinta-Feira, 21 de Dezembro de 2017

Trabalhos vencedores promovem avanços ao setor industrial e benefícios ao meio ambiente

São Paulo, 21/12/2017 – A Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim realizou na 22ª edição do ENAIQ – Encontro Anual da Indústria Química, a premiação dos vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia nas categorias: Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), Empresa e Pesquisador.

A cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores da 16ª edição do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2017, que prestigia a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do País, contou com a participação do Presidente da República, Michel Temer; e dos ministros da Educação, José Mendonça Filho, e de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Na categoria Pesquisador, o prêmio foi entregue pelo Presidente Michel Temer aos professores doutores Luzia Valentina Modolo e Ângelo de Fátima da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho “Desenvolvimento de Fertilizantes à Base de Ureia com Eficiência Aumentada”. Os professores desenvolveram novos inibidores de urease, enzima que converte ureia em amônia e ácido carbônico, e permitirá a conservação e manutenção da qualidade e saúde do solo usado em plantações.

Na categoria Empresa, o prêmio foi concedido à Oxiteno pelo projeto “Desenvolvimento de fase contínua para fluidos de perfuração de baixa toxicidade e alta biodegradabilidade”. A inovação proposta atua no sentido de minimizar riscos de vazamento nas perfurações em alto mar, pois caso ocorra, o produto causará pouco impacto e não será persistente no meio ambiente, uma vez que apresenta baixa toxicidade e elevada biodegradabilidade, bem como atende às demais classificações de risco adequadas ao tipo de manuseio a que se destina na indústria de petróleo. O troféu foi entregue pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, ao diretor superintendente da Oxiteno, João Benjamin Parolin; ao gerente de Negócios para Petróleo e Gás e Tintas e Revestimentos da empresa, Hugo Gardelli; à pesquisadora sênior para Petróleo e Gás da empresa, Olívia Cueva; e ao pesquisador para Petróleo e Gás da empresa, Rodrigo Rabelo.

Na categoria Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups), o prêmio foi concedido à Wier Tecnologia Plasma Frio e Ozônio, pelo trabalho “Inovadora Tecnologia Verde para o Real Tratamento de Efluentes”, cujo objetivo é contribuir com o meio ambiente por meio do tratamento de efluentes usando a tecnologia de plasma frio, que tem como benefícios a redução de custo de ao menos 60%, o atendimento às leis ambientais nacionais e internacionais e o reuso da água tratada. O prêmio foi entregue pelo ministro da Educação José Mendonça Filho ao químico e fundador da empresa, Bruno Mena Codorin.

O 22º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ) foi realizado pela Abiquim, no dia 8 de dezembro, no WTC Events Center, em São Paulo. O evento teve patrocínio da Basf, Birla Carbon, Braskem, Cesari, Clariant, Deten Química, Dow, Du Pont, Elekeiroz, Ingevity, Innova, Nitro Química, Oxiteno, Rhodia Solvay, Unipar, Unigel, Ultracargo e White Martins.

Abiquim - Associação Brasileira da Indústria Química (www.abiquim.org.br) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 16 de junho de 1964, que congrega indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes, bem como prestadores de serviços ao setor químico nas áreas de logística, transporte, gerenciamento de resíduos e atendimento a emergências. A associação realiza o acompanhamento estatístico do setor, promove estudos específicos sobre as atividades e produtos da indústria química, acompanha as mudanças na legislação e assessora as empresas associadas em assuntos econômicos, técnicos e de comércio exterior. A entidade ainda representa o setor nas negociações de acordos internacionais relacionados a produtos químicos.


Informações à imprensa e imagens
AllComm Partners Comunicação Estratégica:
Ricardo Ueno: 11-991-221-927
ricardo@allcommpartners.com.br
Mario Henrique Viana: 11-996-518-706
mh@allcommpartners.com.br