APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Empresa vencedora do Prêmio Kurt Politzer 2016 investe em novas aplicações de projeto feito em parceria com a UFRJ

Quarta-Feira, 25 de Outubro de 2017

 

Crédito: Alberto Murayama/Abiquim

 

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Química, João Paulo Papa,

e o gerente de P&D da Nortec Química, Otávio Vianna de Carvalho no ENAIQ 2016

 

A Nortec Química, a vencedora do prêmio Kurt Politzer em 2016 na categoria Empresa, ampliou a aplicação de seu projeto com a obtenção do Tenofovir por meio do processo de fluxo contínuo. Segundo o diretor presidente e de Garantia de Qualidade da Nortec Química, Marcus Soalheiro, o foco do projeto foi o desenvolvimento de um novo processo para a produção da própria empresa. “No momento ele é aplicado na obtenção da Capecitabina (medicamento usado para o tratamento do câncer de mama) e do Tenofovir (antiviral usado no tratamento do HIV). Sendo que a parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no desenvolvimento do Tenofovir também gerou um artigo científico escrito em parceria com o Instituto de Química da UFRJ e que será publicado em breve na Catalysis Science & Technology”.

A empresa venceu o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia pelo projeto: “Inovação na fronteira do conhecimento entre a Nortec Química S.A. e o Instituto de Química da UFRJ alavancando a tecnologia de fluxo contínuo na produção de fármacos de alta potência”, que promovia o desenvolvimento inovador e pioneiro da síntese da Capecitabina por meio da utilização da tecnologia de fluxo contínuo, visando maximizar a produtividade do processo gerando um impacto direto nos custos operacionais e um impacto ambiental positivo.

O diretor presidente da Nortec Química contou ainda que a premiação gerou a divulgação do trabalho nos meios acadêmicos e industrial. “Ele também foi um reconhecimento do esforço conjunto da empresa com a UFRJ. Acredito que essa parceria entre academia e a indústria são importantes para o desenvolvimento de inovações”, completou Soalheiro.

As inscrições para a edição 2017 do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia estão abertas até o dia 31 de outubro. Além da categoria Empresas também existem as categorias Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups) e Pesquisador. A premiação será realizada durante o 22º Encontro Anual da Indústria Química (ENAIQ), em 8 de dezembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.

Clique aqui para fazer sua inscrição.