APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Vencedora do Prêmio Kurt Politzer trabalha no desenvolvimento de diferentes aplicações para a Sílica Gel e Nanosílica de alta pureza

Sexta-Feira, 22 de Setembro de 2017

A professora e Dra. Denise Alves Fungaro, pesquisadora do Centro de Química e Meio Ambiente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), associado à Universidade de São Paulo (USP), foi a vencedora do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia de 2016, junto com as professoras Suzimara Rovani e Luciana Cavalcanti de Azevedo, participantes do programa de Pós-Doutorado do IPEN e pesquisadoras sob supervisão de Denise.
As professoras receberam a premiação pelo trabalho “Produção de Sílica Gel e Nanosílica de Alta Pureza a partir de cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, com alto potencial de comercialização”, que visa a obtenção de material de alto valor agregado derivado das cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, visando a criação de um novo nicho econômico para subprodutos da indústria sucroalcooleira-energética brasileira.
A pesquisadora conta que após a premiação, foi depositada uma patente sobre o processo de obtenção da Nanosílica de Alta Pureza a partir de cinzas da biomassa de cana-de-açúcar e que no momento o trabalho está direcionado para a otimização de diferentes aplicações da Sílica Gel e da Nanosílica de alta pureza.
“Estamos avaliando o uso da Nanosílica de alta pureza no tratamento de efluente têxtil e no tratamento de água contaminada com interferentes endócrinos. Nesse mesmo enfoque de utilização, estamos desenvolvendo o processo de preparação de membrana para nanofiltração, e na produção de biopolímeros termoplásticos”, explica a pesquisadora.
Ter recebido o prêmio, segundo a professora ajudou promover a pesquisa no IPEN como um dos principais destaques de 2016. O trabalho “Produção de Sílica Gel e Nanosílica de Alta Pureza a partir de cinzas da biomassa de cana-de-açúcar, com alto potencial de comercialização” também foi foco de uma matéria do Jornal da USP.
As inscrições para a edição 2017 do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia estão abertas até o dia 31 de outubro. Além da categoria pesquisador também existem as categorias Empresas Nascentes de Base Tecnológica (Startups) e Empresa. A premiação será realizada durante o 22º Encontro Anual da Indústria Química – ENAIQ, em 8 de dezembro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.
Clique aqui para fazer sua inscrição.