APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Treinamento do novo módulo Estação de Limpeza será realizado de 25 a 27 de abril

Quinta-Feira, 30 de Marco de 2017

Será realizado de 25 a 27 de abril, na sede da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), o primeiro treinamento para a qualificação de auditores do módulo Estação de Limpeza edição 2016 do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ).

Lembrando que a partir do dia 1º de maio não será mais aceita nenhuma certificação anterior do módulo Estação de Limpeza e o próximo treinamento de capacitação do novo módulo Estação de Limpeza está previsto para  setembro deste ano. 

O módulo Estação de Limpeza edição 2016 contempla serviços desenvolvidos na atividade do prestador de serviços de limpeza e os já realizados em diversas empresas de transporte de produtos perigosos, destacando a inclusão da Sanitização, Limpeza Grau Alimentício ou Fármaco para equipamentos de transporte, containers e embalagens para produtos perigosos e não perigosos. 

Seu objetivo é oferecer ao setor logístico empresas prestadoras de serviços de limpeza e ou descontaminação, que possuam gestão sobre suas operações de controle de resíduos e processos e ao mesmo tempo atendam a legislação em vigor, nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, atendendo as diretrizes do Programa Atuação Responsável. Ele também atende à legislação com relação à contaminação de produtos; contaminação cruzada e incompatibilidade dos produtos transportados.

O novo módulo trará como benefícios a redução de custos e uniformidade nas auditorias independentes nas empresas; a padronização dos serviços; a redução do número de acidentes; o controle eficiente e eficaz na destinação de resíduos e o tratamento de efluentes; o uso consciente de recursos hídricos e a manutenção da qualidade e reutilização dos equipamentos e embalagens utilizados nos diversos tipos de transporte.

Para incentivar a ampliação do quadro de empresas certificadas no novo módulo Estação de Limpeza, a Comissão Consultiva do SASSMAQ promoveu a redução da pontuação mínima na primeira certificação de 70% para 50% nos itens industriais (centrais e específicos) e nas recertificações de 85% para 70% nos itens industriais (centrais e específicos) e de 40% a 30% (centrais e específicos) nos itens desejáveis. 
Para participar do Curso de Formação de Auditores Líderes SASSMAQ – Módulo Estação de Limpeza. Edição 2016, clique aqui. O treinamento está aberto aos funcionários das empresas associadas que têm interesse na homologação de fornecedores. 

Outras informações podem ser obtidas com a assessora técnica do SASSMAQ, Cláudia Kimie, pelo e-mail: kimie@abiquim.org.br.