APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Descoberta de sistemas de reparação do DNA rendem Prêmio Nobel da Química a três cientistas

Quarta-Feira, 07 de Outubro de 2015

A Academia Real das Ciências da Suécia anunciou nesta quarta-feira (7) os vencedores do Prêmio Nobel da Química 2015: o americano Paul Modrich, o sueco Tomas Lindahl e o turco Aziz Sancar.

A descoberta dos cientistas poderá auxiliar no desenvolvimento de tratamentos contra o câncer. Modrich, Sancar e Lindahl realizaram um mapeamento em nível molecular de como acontece a reparação do DNA danificado, preservando as informações genéticas.

Diariamente estamos expostos à radiação ultravioleta, radicais livres e substâncias carcinogênicas – presentes no fumo, por exemplo –, que podem danificar o DNA. Embora essas mudanças espontâneas aconteçam diariamente no genoma de uma célula, existe uma série de sistemas moleculares que fazem o monitoramento e a reparação da estrutura do DNA, fazendo com que o material genético não se desintegre.

Lindahl comprovou que, diferentemente do que se pensava até o início dos anos 1970, o DNA não é uma molécula estável. Assim, foi descoberta a existência de mecanismos de reparação.

Sancar centrou-se no conserto de deteriorações causadas pela radiação ultravioleta por meio de sistemas de reparação por cisão de nucleotídeos. Esse é o mecanismo que protege a pele de desenvolver câncer quando exposta à luz solar, por exemplo.

Já Modrich explicou como acontece a correção dos erros que acontecem na replicação do DNA, nas divisões celulares.

O prêmio de 8 milhões de coroas suecas, equivalente a mais de 3 milhões de reais, será dividido entre os três cientistas.

Prêmio Nobel 2015
Neste ano, a Academia Real das Ciências da Suécia já anunciou outros dois prêmios.

O Nobel de Fisiologia ou Medicina foi para o irlandês William Campbell e o japonês Satoshi Omura, pelo desenvolvimento de novos tratamentos para doenças causadas por vermes nematódeos, e para a chinesa Youyou Tu, por uma nova terapia contra a malária.

Já o Nobel de Física, divulgado ontem (6), ficou com o japonês Takaaki Kajita e o canadense Arthur B. McDonald por descobrirem que os neutrinos têm massa e mudam de classe.

O prêmio da Nobel da Paz será anunciado nesta sexta-feira (9) e o de Economia, na segunda-feira (12).