APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

V Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos promoverá troca de experiências entre comunidades vizinhas a indústrias químicas instaladas no País

Terca-Feira, 01 de Setembro de 2015

Encontro debate anualmente questões relacionadas à segurança, ao meio ambiente e à preparação em casos de emergência

Em 2015, a Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química – promove a quinta edição do Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs). Neste ano, o evento será realizado de 17 a 18 de setembro no município de Guaratinguetá (SP) e a empresa que sediará o encontro será a BASF. O evento acontece anualmente por iniciativa da Comissão de Diálogo com a Comunidade da Abiquim, que é coordenada pela assessora de Comunicação Corporativa da Unipar Carbocloro, Sylvia Tabarin Vieira. 

Os CCCs são formados por membros de comunidades localizadas no entorno de indústrias químicas. Geralmente, são pessoas com representatividade e atuação, que trabalham voluntariamente a fim de disseminar informações importantes para a segurança das pessoas que convivem próximas às regiões industriais. O objetivo dos Conselhos, que se reúnem com o apoio das empresas, é debater questões de saúde, segurança e meio ambiente e preparar as comunidades para eventuais situações de emergência. 

Para o V Encontro Nacional de CCCs, no Complexo Químico de Guaratinguetá da BASF, estão confirmadas as presenças de representantes dos CCCs da Bayer (Belford Roxo - RJ), da Braskem (Maceió e Marechal Deodoro - AL) da Clariant (Suzano - SP), da Cia Nitro Química (São Miguel Paulista - SP), do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, na Bahia - Cofic (Camaçari - BA), do Polo Petroquímico do Sul (Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo - RS), da Unipar Carbocloro (Cubatão - SP), além dos conselheiros das comunidades das fábricas da BASF de Guaratinguetá e de São Bernardo do Campo. As empresas representadas, além das já citadas, serão a Anglo American, Dow, Elekeiroz, Innova, Lanxess, Monsanto, Rhodia, Stepan Química e Vale Fertilizantes. A Abiquim será representada pelo gerente de Gestão Empresarial, Luiz Shizuo Harayashiki, e pela coordenadora-executiva da Comissão Diálogo com a Comunidade, Adriana Nakamura, além do vice-coordenador da Comissão, Arturo Dominguez Rodriguez, Relações com a Comunidade da Bayer.

A BASF apoia a organização do Encontro Nacional de CCCs deste ano, que deve reunir cerca de 100 participantes e contará com apresentações sobre o Complexo Químico de Guaratinguetá da BASF, o Programa Atuação Responsável®, uma dinâmica de integração entre os participantes, debates sobre as ações regionais desenvolvidas pelos Conselhos, além de uma visita à fábrica. “Para a BASF, é motivo de muita satisfação sediar um encontro como este, no qual podemos debater junto à comunidade soluções para o desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios tanto para as empresas, quanto, principalmente, para as comunidades vizinhas às fábricas”, afirma Patrick Silva, diretor industrial do Complexo Químico da BASF em Guaratinguetá e infraestrutura para América do Sul. “Apoiar o Encontro Nacional de CCCs está em linha com alguns dos 10 compromissos do Pacto Global, seguidos pela BASF, entre eles o de desenvolver iniciativas que promovam e disseminem a responsabilidade socioambiental”, conclui.

Embora existam outras ferramentas de comunicação usadas no relacionamento entre a comunidade e a indústria, como canais 0800, mídias sociais, informativos, WhatsApp, entre outras, de acordo com a coordenadora da Comissão de Diálogo com a Comunidade, a ferramenta que vem apresentando resultados mais efetivos quanto à transmissão de informações é a formação de CCCs. “O Conselho Comunitário Consultivo nos permite ouvir e sermos ouvidos. É uma via de mão dupla, transparente, direta e sem restrição, entre indústria e comunidade”, afirma Sylvia. 

Desde 2011, a Abiquim promove anualmente o Encontro Nacional de CCCs a fim de oferecer uma oportunidade para que conselheiros de diferentes regiões do País possam trocar as experiências realizadas em suas comunidades e, assim, implementar e/ou adequar novas ideias em suas localidades. “Além de ser um evento em que os conselheiros podem aprender com as experiências vivenciadas em outros grupos, o Encontro Nacional de CCCs procura valorizar o trabalho desses voluntários. Os Encontros mostram aos conselheiros que eles fazem parte de um projeto maior e que são atores fundamentais para o sucesso do Programa Atuação Responsável®”, explica a coordenadora da Comissão. 

O Programa Atuação Responsável®, marca registrada da Abiquim, é uma iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. A Comissão de Diálogo com a Comunidade trabalha a fim de auxiliar no relacionamento entre indústria e comunidades circunvizinhas. De acordo com o Sistema de Gestão do Programa Atuação Responsável, a partir da identificação de riscos, a empresa deve definir quais são as partes interessadas e, caso a comunidade esteja entre os possíveis impactados pelo risco da indústria, ela deve ser comunicada e preparada para situações de emergência.

Encontros anteriores
A primeira edição do Encontro Nacional de CCCs aconteceu em Cubatão - SP, na planta da Unipar Carbocloro, em 2011. Desde então, a bem-sucedida experiência repetiu-se anualmente por iniciativa da Comissão Diálogo com a Comunidade em Belford Roxo - RJ, na Bayer (2012); no Polo Petroquímico do Sul, em Triunfo - RS, com apoio da Innova (2013); e na sede da Braskem em Maceió - AL (2014). 






INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

AllComm Partners Comunicação Estratégica (Abiquim)
Mario Henrique Viana: (11) 99651-8706
mh@allcommpartners.com.br
Ricardo Ueno: (11) 99122-1927
ricardo@allcommpartners.com.br


Imagem Corporativa (BASF)
Bruna Di Monaco: (11) 3526-4584
bruna.dimonaco@imagemcorporativa.com.br
Renan Santana: (11) 3526-4504
renan.santana@imagemcorporativa.com.br