APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Presidente da ANA debaterá crise hídrica com a indústria química em São Paulo

Quinta-Feira, 02 de Julho de 2015

Abiquim apresentará modelo de plano de contingência para casos de escassez de água.
Segunda-feira, 6 de julho de 2015 – das 9h às 17h – Sede da Abiquim 

Um dos assuntos de destaque neste ano, principalmente devido à crise hídrica no Brasil, é a importância do uso racional da água. A fim de trazer à mesa de debates a preocupação do setor químico sobre a escassez de recursos hídricos, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizará na próxima segunda-feira (6) o Seminário Gestão Hídrica e a Indústria Química, na sede da Abiquim, em São Paulo. Participarão o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), coordenador da Frente Parlamentar Mista da Química e presidente da Frente Parlamentar Mista da Água; Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), dentre outras autoridades no assunto. O evento trará discussões sobre o cenário atual de bacias hidrográficas, um modelo de plano de contingência para casos de escassez hídrica na indústria e cases de tecnologias para a gestão da água. 

No painel “Crise hídrica e bacias hidrográficas - Cenário atual” será discutido o cenário atual da escassez hídrica e seus impactos em diferentes regiões do País, principalmente nos estados onde se concentram os maiores polos da indústria química (SP, RJ, BA e RS). Mauro Machado Jr., especialista de Meio Ambiente Corporativo da Braskem, moderará o painel, que será apresentado por Vicente Andreu Guillo, diretor-presidente da ANA; Nelson Pereira dos Reis, diretor de Meio Ambiente da Fiesp; Jorge Vicente Peron Mendes, especialista em Meio Ambiente da Firjan; Sérgio Bastos, presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Recôncavo Norte e Inhambupe/BA (CBHRNI) e; Tiago Pereira, especialista em Meio Ambiente da Fiergs.

À tarde, o coordenador do GT Água da Abiquim e líder América Latina de Conformidade Operacional da Dow, Luiz Oliveira, apresentará o modelo de Plano de Contingência para escassez de recursos hídricos, elaborado pelo GT. O modelo, que pode ser utilizado por empresas de diferentes segmentos, será distribuído em versão impressa aos participantes. No painel, serão também apresentados cases sobre o tema por Mauro Machado Jr., especialista de Meio Ambiente Corporativo da Braskem, e Luiz Gustavo Esteves Pereira, vice-presidente e gerente geral da Ecolab Brasil.

Encerrando o seminário, serão apresentados cases de sucesso de empresas que buscam melhorar a gestão de seus recursos hídricos, bem como tornar racional o seu uso, visando não somente a sustentabilidade ambiental, mas também a sustentabilidade de seus negócios. Deste painel participarão o gerente de Operações da Cabot, Max Araújo; o especialista técnico da Dow, Fábio Pereira de Carvalho; o gerente de Soluções América Latina da Nalco, Kleber Martins e; Renato Ferreira, gerente de Utilidades e Energia da Solvay. Maria Luiza Couto, pesquisadora da Rhodia, moderará o painel.

As indústrias químicas que têm plantas instaladas no Brasil já vêm dando há décadas suas contribuições no sentido de usar a água com consciência ao reduzir a captação e a quantidade de efluentes lançados, além de aumentar a porcentagem de efluentes reciclados. De acordo com o relatório dos Indicadores do Programa Atuação Responsável® (AR), entre 2006 e 2013, a indústria química reduziu 37,5% do volume de água consumida em processos e produtos. Nesse mesmo período, o volume de água captada pelo setor caiu 34,8%. O aprimoramento contínuo da gestão dos recursos hídricos pela indústria química faz parte do Sistema de Gestão do AR. 

O AR é uma iniciativa da indústria química mundial, gerida no Brasil pela Abiquim, destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na constante melhoria de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. Atendendo aos requisitos do AR, a Abiquim incentiva, ainda, por meio da Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água, o reúso da água pela indústria química, que tem se mostrado uma prática extremamente vantajosa, pois, além de reduzir o impacto ao meio ambiente, diminui os custos de produção.

O Seminário Gestão Hídrica e a Indústria Química é uma iniciativa do GT Água, grupo de trabalho ligado à Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Abiquim, que tem o objetivo de realizar discussões e análises a respeito da utilização dos recursos hídricos na indústria química e propor ações de melhoria, visando tanto o uso racional do recurso, quanto a sustentabilidade dos negócios. 

SERVIÇO
Seminário Gestão Hídrica e a Indústria Química
Data: 6 de julho de 2015.
Horário: das 9h às 17h.
Local: Abiquim - Av. Chedid Jafet, 222, Bloco C - 4º andar Vila Olímpia, São Paulo.
Inscrições: http://www.abiquim.org.br/curso-e-evento/evento/conheca-o-programa/382/seminario-de-gestao-hidrica-e-a-industria-quimica

Credenciamento de imprensa:
AllComm Partners Comunicação Estratégica: 
Mario Henrique Viana: 11-996-518-706
mh@allcommpartners.com.br
Ricardo Ueno: 11-991-221-927