APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Deputado federal Evair de Melo faz pronunciamento no Congresso sobre importância do uso racional e do reúso dos recursos hídricos

Quinta-Feira, 18 de Junho de 2015

Em discurso proferido no Congresso Nacional no dia 9 de junho, o deputado federal Evair de Melo (PV/ES), presidente da Frente Parlamentar Mista da Água, e integrante da Frente Parlamentar da Química – FPQuímica (Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico), defendeu o aprofundamento de estudos sobre o reúso da água. Leia a seguir a reprodução do discurso do deputado na íntegra.



Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, a utilização racional e responsável da água há muito deixou de ser apenas uma escolha individual para se tornar uma necessidade de todos os países. Mesmo possuindo 13% da água doce disponível no Planeta, o Brasil também precisa estar atento a isso, procurando encarar a questão hídrica como desafio e oportunidade.

Já fiz referência a esse tema em pronunciamentos anteriores, mas volto a abordá-lo por sua importância e para lembrar que junho é considerado o Mês do Meio Ambiente. Embora a preservação da natureza envolva muitos outros aspectos que poderiam ser tratados neste momento, o uso adequado da água é, sem dúvida, dos mais relevantes e precisa ser sempre levado em conta para que se evitem problemas gravíssimos.

Conseguimos criar este ano, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista da Água, que tenho a honra de coordenar. Somos 233 Deputados e 19 Senadores compondo um espaço permanente de estudos e debates, em parceria com órgãos de pesquisa e extensão rural, entidades de classe e outras organizações sociais. Esperamos, desse modo, informar e mobilizar a sociedade, cuja participação é indispensável para o êxito de qualquer iniciativa pública voltada para o bom aproveitamento dos nossos mananciais.

A aparente abundância de água no Brasil se desfaz quando olhamos para sua distribuição, pois 81% da disponibilidade se concentram na Região Hidrográfica Amazônica, onde moram apenas 5% dos brasileiros. Nas regiões hidrográficas banhadas pelo Oceano Atlântico, que abrigam mais de 45% da população e têm grande demanda, estão disponíveis apenas 2,7% dos recursos.

Segundo o relatório Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil — Informe 2014, divulgado pela Agência Nacional de Águas (ANA), o consumo nacional atingiu 1.161 metros cúbicos de água por segundo, sendo a maior parte destinada à irrigação, seguida do abastecimento humano urbano, do uso animal e do uso industrial.

Assegurar essa disponibilidade — não apenas para hoje, mas também para as futuras gerações — deve ser um compromisso de todos nós. Muitos já estão fazendo sua parte, mas ainda existem desperdícios que podem ser eliminados com o emprego de técnicas conhecidas e comprovadas ou com a pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Uma alternativa que oferece bons resultados é a do reúso da água, principalmente quando integrado a um sistema de utilização eficiente, com controle de perdas e redução de efluentes.

A reutilização já era conhecida na Grécia Antiga, com o direcionamento de esgotos para a irrigação. Hoje, além da irrigação paisagística — em parques e jardins, por exemplo — ou da irrigação de campos de cultivo, tem boa aplicação nas indústrias e em situações urbanas que não necessitam de água potável, como lavagem de veículos e limpeza de ruas e calçadas.

No setor industrial, o reúso de água é uma tendência cada vez mais forte, pois reduz simultaneamente os impactos no meio ambiente e os custos de produção. Muitas empresas adotam a reciclagem interna, aproveitando a água no próprio processo de produção. Mas existem outras formas igualmente vantajosas. O importante é que a ideia de uso racional seja cada vez mais disseminada, pois a água de qualidade é essencial para a saúde e o bem-estar do ser humano. Logo, tudo que fizermos nesse sentido resultará em benefício para nossa casa, nossa cidade, nosso País.

Vamos então aproveitar o Mês do Meio Ambiente para começar a pensar e a agir cada vez mais em favor da natureza!

Muito obrigado.