APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014 debate inovação e liderança para a sustentabilidade

Segunda-Feira, 27 de Outubro de 2014

Evento para signatários da iniciativa empresarial das Nações Unidas será dia 4 de novembro, em SP, com convidados como o diretor executivo do United Nations Global Compact

No dia 4 de novembro, em São Paulo, as empresas e organizações signatárias do Pacto Global das Nações Unidas no País são convidadas a participar do Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014. Com foco em inovação e liderança, o evento apresenta oportunidades para atuação das empresas no contexto da nova agenda de desenvolvimento sustentável, com a participação especial de Georg Kell, diretor executivo do United Nations Global Compact, e Jorge Chediek, representante-residente da ONU e coordenador-residente do PNUD no Brasil. Renata Seabra, Diretora Executiva da Rede Brasileira do Pacto Global, também integra a mesa de abertura.

O palestrante convidado Silvio Meira, pesquisador e presidente do Porto Digital (Recife), irá abordar a importância da inovação para a sustentabilidade. Um painel de especialistas também discute formas de levar a sustentabilidade para o centro dos negócios, fortalecendo dentro das empresas a cultura do combate à corrupção e respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. Integram o painel Alexandre Mac Dowell (Abrabs – Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade), Carlos Nomoto (Santander), João Redondo (Duratex) e Clarisse Lins (Catavento).

No encerramento da programação, o Encontro Anual trará um workshop sobre a plataforma Arquitetos de um Mundo Melhor, com orientações práticas para a atuação do setor privado em sintonia com as metas de desenvolvimento da ONU. A moderação ficará a cargo de Natalia Uliana, do United Nations Global Compact, com a participação de Glaucia Terreo (Global Reporting Iniciative - GRI) e Marcos Neto (United Nations Development Programme).

O Encontro celebra também as conquistas da Rede Brasileira do Pacto Global em 2014, como o crescimento de 20% do número de signatárias no último ano. Para Jorge Soto, presidente da Rede Brasileira do Pacto Global e diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, este é um ano chave para o engajamento do setor privado em um novo modelo de desenvolvimento. "A Organização das Nações Unidas passa por um amplo e inédito processo de consulta à sociedade para a definição da Agenda Pós-2015, com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, no qual o Pacto Global tem tido um protagonismo único. Neste Encontro Anual, queremos que as empresas compreendam esse contexto e passem a olhar para o futuro como protagonistas de um mundo melhor", completa. 

Novidades
Pela primeira vez, o Encontro Anual ocorre paralelamente à HSM ExpoManagment, um dos principais eventos de gestão da América Latina. De 3 a 5 de novembro, a Rede Brasileira do Pacto Global será responsável pela curadoria da Estação Sustentabilidade da HSM, apresentando sete painéis com especialistas e convidados internacionais de diversas áreas do conhecimento. Com o tema “O futuro é global”, a programação busca compartilhar aprendizados sobre questões fundamentais para uma gestão mais justa e responsável, apontando para soluções locais com alcances globais. A programação está disponível no site da HSM.

Sobre o Pacto Global
Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa voluntária do mundo. Reúne 8 mil signatários corporativos em 161 países com o objetivo de alinhar as operações de negócios aos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.  A Rede Brasileira do Pacto Global atua em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) desde 2011 e conta com cerca de 640 signatários – entre empresas de diversos portes e organizações sem fins lucrativos.

Serviço
Encontro Anual da Rede Brasileira do Pacto Global 2014
Data: 4 de novembro de 2014, 8h30 às 17h
Endereço: Transamérica Expo Center - Rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo
Evento gratuito e exclusivo para organizações signatárias do Pacto Global das Nações Unidas
Informações: (11) 2500-5291



Contatos para imprensa
Júlia Tavares | Comunicação – Secretaria da Rede Brasileira do Pacto Global
Tel. 11 2500-5287 | Cel. 11.6-4263-1488
julia.tavares@undp.org | www.pactoglobal.org.br | Twitter: @PactoGlobalBR
Facebook: https://www.facebook.com/pactoglobalbr