APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

PNUD lança Iniciativa Incluir

Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2014

A Iniciativa Incluir é uma plataforma de promoção de diálogos e troca de conhecimento que incentiva processos de inclusão social por meio de práticas sustentáveis de negócio, troca de experiências e promoção de parcerias entre empresas brasileiras e de outros lugares do mundo. 

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e um grupo de parceiros, como Sebrae e os Sistemas CNI (CNI, Sesi, Senai e IEL) e CNA (Senar, CNA, ICNA), além da Fundação Dom Cabral e da Rede Brasileira do Pacto Global – lançaram em 23 de setembro a Iniciativa Incluir. O evento aconteceu no auditório da ESPM, em São Paulo. A criação da Iniciativa surge da necessidade de promover, ampliar e replicar modelos de negócios inovadores que incluam as pessoas mais vulneráveis em todo o ciclo de produção das empresas, de fornecedores a funcionários e clientes.  

A Iniciativa Incluir se insere como uma ferramenta importante no cenário atual de desenvolvimento de negócios inclusivos e sociais no Brasil. O sucesso crescente de empresas que realizam esse modelo de negócio inspira outros empreendedores dos mais diversos setores a implementar ferramentas de inclusão em seus negócios e mercados.  Essa corrente, além de promover o desenvolvimento das empresas, potencializa a redução da pobreza nos locais onde essas práticas estão inseridas.

Contudo, muito ainda pode e deve ser feito para melhorar as práticas em negócios e mercados inclusivos nas cadeias de valor das empresas e incorporar as lições aprendidas com o trabalho em comunidades de baixa renda. A Iniciativa Incluir busca identificar e inspirar negócios inclusivos que contribuam para o desenvolvimento sustentável em seus três pilares: social, econômico e ambiental. Além disso, a Iniciativa Incluir também visa fornecer recomendações sobre o papel que o governo e outros atores podem ter no apoio a iniciativas que combinem soluções de negócios verdes e inclusivos no Brasil.

Em sua primeira ação, a Iniciativa pretende identificar os melhores exemplos de negócios inclusivos no Brasil, que forneçam bens, produtos, e serviços, de forma sustentável dos pontos de vista financeiro, ambiental e social. Para isso, a Iniciativa está promovendo um concurso para que empresas e centros acadêmicos com profundo conhecimento do mundo empresarial contem suas experiências.

Os 20 melhores casos serão apresentados e reconhecidos nacional e internacionalmente, como soluções brasileiras replicáveis no Brasil e em outros países, no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da agenda de desenvolvimento pós-2015. O lançamento dos novos ODSs, previsto para fim de 2015, representa uma oportunidade única de reforçar as contribuições do setor privado para resolver os desafios econômicos, sociais e ambientais no mundo.

Os casos serão compilados em um relatório brasileiro de negócios e mercados inclusivos e sustentáveis, que será divulgado nas redes dos parceiros da Iniciativa Incluir, bem como em fóruns nacionais e internacionais. Além dos canais de comunicação de cada um dos parceiros, o PNUD Brasil promoverá a disseminação dos casos e da Iniciativa Incluir nacionalmente e nos mais de 170 países onde tem escritório, com apoio do Centro Internacional do PNUD em Istambul para o Setor Privado em Desenvolvimento.

Para conhecer melhor a Iniciativa Incluir e o concurso de casos de negócios inclusivos, acesse: www.iniciativaincluir.org.br