APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

XV Congresso de Atuação Responsável discutirá os desafios do futuro da água potável no Brasil

Terca-Feira, 05 de Agosto de 2014

Evento será realizado em 12 e 13 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo (SP)

A seca dos últimos meses na região de São Paulo levou o nível de água armazenado no Sistema Cantareira a baixas inéditas, fazendo com que as autoridades determinassem o uso do “volume morto”, nunca antes acessado. Até a véspera do início do uso dessa reserva, em 16 de maio, o volume útil do sistema era de 8,2%. A crescente importância da água com qualidade em grandes centros urbanos e a necessidade de difusão de novas tecnologias para enfrentar os desafios atuais desafios, além da recente escassez, motivaram os debates em torno da água no XV Congresso de Atuação Responsável, que será realizado em 12 e 13 de agosto, Em São Paulo.

Organizado pela Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Abiquim, o workshop de saneamento e tratamento de água “Desafios do futuro da água potável no Brasil” elucidará temas como os riscos da falta de saneamento básico no Brasil, a importância da capacitação e certificação de operadores como fator na qualidade da água e a certificação dos produtos químicos como elemento chave na qualidade da água. Entre os palestrantes, estarão os especialistas Dr. Anthony Wong, toxicologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, Édison Carlos, presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Dr. Antonio Carlos Rossin, engenheiro sanitarista (PhD), e Ellen Martha Pritsch, diretora de Operações de Negócios da NSF Bioensaios. A engenheira Roseane Maria Garcia Lopes de Souza, do Centro de Apoio à Faculdade de Saúde Pública e o engenheiro Marcos Bensoussan, da Setri Consultoria em Sustentabilidade, apresentarão os pontos em comum entre o Programa Atuação Responsável® e o Plano de Segurança da Água (PSA). 

Esta é a primeira edição do congresso que conta com uma sala de debates organizada por uma Comissão Setorial da Abiquim. O público alvo das discussões deste grupo são os representantes das entidades públicas de tratamento e saneamento de água, organizações não governamentais, empresas do setor e laboratórios. O coordenador da Comissão de Saneamento e Tratamento de Água, José Eduardo Gobbi, chama a atenção para a importância de ter no evento pessoas de fora da indústria, ligadas ao saneamento. “Precisamos trazer os técnicos das companhias públicas, que são responsáveis pela produção de água e pela compra de produtos químicos, e mostrar que os associados da Abiquim têm responsabilidade, seguem o Programa Atuação Responsável® e entendem os problemas do segmento”, declarou.

O Congresso de Atuação Responsável se consolidou como o mais importante evento nacional da indústria química no que tange as boas práticas em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. Reúne tradicionalmente cerca de 500 profissionais de empresas nacionais e estrangeiras. O tema central deste congresso será “A pegada da indústria química: o AR e os novos desafios”. Além da questão da água, profissionais renomados do País e do exterior abordarão outros temas relevantes do setor químico, como as estratégias do Conselho Internacional de Associações da Indústria Química (ICCA) sobre o futuro do Programa Atuação Responsável® no mundo, os sistemas de auditoria, cases de implementação do programa nas cadeias de valor e em empresas de médio porte, além da implantação do GHS.

O workshop “Desafios do futuro da água potável no Brasil” será organizado no primeiro dia do congresso, 12 de agosto, das 14h30 às 18h.

Os Indicadores de Atuação Responsável, que medem a evolução das ações de sustentabilidade implementadas pelo setor nos últimos anos, serão também divulgados durante o Congresso.

O 15º Congresso de Atuação Responsável é uma realização da Abiquim, com apoio institucional da Abeq, Abiclor, Abrafati, Associquim/Sincoquim, CRQ –IV, Rede Brasileira do Pacto Global e Siresp, e patrocínio da Braskem, Grupo Ambipar, Sesi/CNI, Oxiteno, Unipar Carbocloro, Basf, Birla Carbon/Columbian Chemicals, Clariant, Du Pont, Elekeiroz, GranBio, Huntsman, Monsanto e Rhodia. O apoio é da Bayer, ICL Brasil, Lanxess, MWV Química e Nitro Química.



SERVIÇO
XV Congresso de Atuação Responsável | 12 e 13 de agosto
Local: Novotel Center Norte | Avenida Zaki Narchi, 500, Vila Guilherme, São Paulo (SP)
Programação completa e mais informações em: www.congressoar.com 



Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água
Água de qualidade e esgotos tratados são fundamentais para a saúde e o bem-estar do ser humano. Os produtos e processos desenvolvidos pela indústria química garantem a pureza da água, podem proporcionar o seu reúso e evitam a contaminação de mananciais. A importância desses produtos químicos e da disponibilidade de água de qualidade para a população motivou a criação, em 2003, da Comissão Setorial de Saneamento e Tratamento de Água da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). Hoje, a comissão conta com a participação de representantes de oito empresas fabricantes de produtos químicos utilizados nos processos de saneamento básico e tratamento de água: Bauminas, Kemira, Lonza, Nalco, Pan-Americana, Peróxidos do Brasil, Suall e Unipar Carbocloro. Saiba mais em: http://www.abiquim.org.br/comissao/setorial/saneamento-e-tratamento-de-agua/sobre-a-comissao 



Programa Atuação Responsável®
O Programa Atuação Responsável® (AR), marca registrada da Abiquim, é uma iniciativa da indústria química brasileira e mundial destinada a demonstrar seu comprometimento voluntário na melhoria contínua de seu desempenho em saúde, segurança, meio ambiente e sustentabilidade. A Abiquim reestruturou o Programa em 2011, visando à reafirmação e ao fortalecimento da ética e da responsabilidade das empresas associadas na sua implementação. Os indicadores de desempenho Programa demonstram os resultados alcançados e melhorias significativas, decorrente dos 20 anos de aplicação do AR no Brasil. O Programa é parte essencial da Missão da Abiquim em contribuir para a promoção da competitividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País. Saiba mais em: http://www.abiquim.org.br/programa/atuacao-responsavel



Informações à Imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica
11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706