APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Livro lançado pela Abiquim destaca os últimos 50 anos de história da indústria química nacional

Quinta-Feira, 10 de Abril de 2014


“Nada mais justo e merecido do que registrar para a história a contribuição das mulheres e homens que construíram, em 50 anos, a sexta maior indústria química do mundo”. Assim, o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, referiu-se ao livro Abiquim 50 Anos, lançado durante o jantar em celebração ao cinquentenário da Abiquim, realizado em 8 de abril, no Clube de Engenharia, em Brasília (DF). Em seu discurso, Figueiredo agradeceu Renato Endres pela coordenação do projeto, com o apoio da gerente de Comunicação da Abiquim, Camila Matos.

A publicação reúne um acervo de imagens e depoimentos que percorrem meio século de desenvolvimento da indústria química nacional, traçando um paralelo com a atuação da Abiquim. O livro é a primeira obra que compila o histórico da indústria química brasileira no último cinquentenário, com uma linguagem fluida, factual e acessível não apenas aos leitores técnicos, mas também aos demais públicos. A história é contada com apoio em entrevistas de especialistas do setor e profissionais com anos de experiência na indústria química, que contribuíram para o desenvolvimento da área no Brasil.

Uma das curiosidades históricas contadas no livro é que a química deu cor a um mundo de artigos antes bastante cinzentos. Na Antiguidade, e durante muito tempo depois, predominavam os corantes naturais, oriundos de animais, plantas ou minerais. Os corantes azuis e púrpura, mais raros e caros, chegavam a ultrapassar o preço do ouro. Os valores exorbitantes transformaram a cor púrpura em exclusividade da nobreza e do alto clero. Mas, na segunda metade do século 19, os corantes sintéticos vieram democratizar o uso das cores. 

Esse e outros usos dos produtos químicos que mudaram o nosso dia a dia e que hoje são tão comumente presentes em nossas vidas justificam a celebração desse aniversário histórico da Abiquim, em honra também aos 50 anos de desenvolvimento da indústria química do País. Ambas caminharam juntas e cresceram até a associação se tornar a principal representante nacional dos interesses do setor que, por sua vez, fica atrás apenas das indústrias químicas chinesa, norte-americana, japonesa, alemã e coreana. Com um faturamento estimado de US$ 162,3 bilhões em 2013, a cadeia química nacional responde por 2,8% do total do PIB brasileiro e ocupa o posto de quarta maior participação no PIB industrial, oferecendo oportunidades de investimento e um mercado de demanda crescente.

O livro Abiquim 50 Anos foi lançado com o apoio das 19 empresas patrocinadoras do projeto Abiquim 50 Anos: Basf, Bayer, Braskem, Cabot, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Granbio, Lanxess, Linde Gases, M&G Polímeros Brasil, Oxiteno, Petrocoque, Química Geral do Nordeste, Rhodia, Unigel, Unipar Carbocloro e White Martins.



Informações à Imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica
11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706