APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim comemora 50 anos com lançamento de livro sobre a indústria química brasileira

Sexta-Feira, 28 de Marco de 2014


Abiquim convida autoridades do Governo, representantes da indústria química e membros da academia para jantar comemorativo no Clube de Engenharia.

A Abiquim está preparando um jantar especial para comemorar o aniversário de 50 anos da entidade. A celebração será realizada no dia 8 de abril, a partir das 20h, no Clube de Engenharia, às margens do Lago Paranoá, em Brasília (DF).

Para memorar a data com os representantes da entidade, foram convidados representantes do Poder Executivo, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de acadêmicos, membros de associações e empresários da indústria química.

Celebrar o cinquentenário da Abiquim é honrar também os 50 anos de desenvolvimento da indústria química. Desde o início, ambas caminharam juntas e cresceram até a Abiquim se tornar a principal representante nacional dos interesses do setor e, por sua vez, a indústria química brasileira alcançar a sexta posição no ranking mundial das maiores indústrias químicas do mundo. Com um faturamento estimado de US$ 162,3 bilhões em 2013, estamos atrás apenas da China, dos Estados Unidos, do Japão, da Alemanha e Coréia. Para contar essa história, durante o jantar, será lançado um livro sobre a trajetória da indústria química nacional, traçando um paralelo com a atuação da Abiquim. Além do jantar e dessa publicação, outras ações, como o lançamento de um hotsite e uma festa dedicada aos colaboradores estão no projeto Abiquim 50 Anos, coordenado por Renato Endres, com o apoio da Equipe de Comunicação da Abiquim.

Atualmente a entidade congrega 128 associadas efetivas de pequeno, médio e grande portes e 49 sociocolaboradoras, como transportadoras e operadoras logísticas que prestam serviços ao setor. Meio século depois de sua inauguração, a Abiquim continua defendendo os interesses do setor perante órgãos públicos e representando a indústria química nacional em fóruns, comitês, grupos de trabalho, entre outras situações que dizem respeito direta ou indiretamente à indústria química. 

Para cumprir as demandas do setor, a associação conta com o trabalho de dez Comissões Setoriais, que tratam dos interesses dos segmentos de colas, adesivos e selantes, corantes e pigmentos, EPS, insumos para borracha, poliuretanos, produtos químicos para couros, resina poliéster insaturada, resinas termoplásticas, saneamento e tratamento de água e silicones, além de 19 Comissões Temáticas, que englobam assuntos técnicos, jurídicos e tributários, sociais, econômicos, de comércio exterior, de recursos humanos, saúde, segurança, meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia e comunicação. As comissões são formadas por membros das empresas, que ajudam a identificar as principais discussões específicas em cada tema e a trazer para a problemática das comissões os desafios encontrados e as oportunidades que surgem em cada área, a fim de prestar auxílio às empresas associadas.

A realização do projeto Abiquim 50 anos tem o apoio de 19 empresas: Basf, Bayer, Braskem, Cabot, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Granbio, Lanxess, Linde Gases, M&G Polímeros Brasil, Oxiteno, Petrocoque, Química Geral do Nordeste, Rhodia, Unigel, Unipar Carbocloro e White Martins.



Informações à Imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica
11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706