APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Vendas internas de produtos químicos no primeiro bimestre crescem 3,27% em 2014

Sexta-Feira, 21 de Marco de 2014

Apesar do aumento das vendas em comparação com fevereiro de 2013, paradas programadas para manutenção e mês mais curto puxaram volumes de produção e de vendas para baixo em relação a janeiro de 2014

Conforme informações preliminares da Equipe de Economia e Estatística da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), embora o índice de vendas internas tenha apresentado queda de 7,24% em fevereiro em relação ao mês anterior, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, as vendas internas são positivas em 3,27%, sobre igual período de 2013. Na comparação com igual mês do ano passado, o índice de fevereiro exibiu elevação de 4,63%.

Entretanto, os volumes realizados em fevereiro de 2014, tanto em termos de produção quanto de vendas internas, exibiram quedas, na comparação com o mês anterior. As empresas aproveitaram o início do ano, que tradicionalmente é mais calmo no setor, para realizar paradas programadas para manutenção, impactando a produção. Além das paradas, o mês de fevereiro teve três dias a menos do que janeiro, o que acaba tendo impacto em um setor que opera em regime de processo contínuo. O índice de produção caiu 12,91% em fevereiro sobre janeiro e acumulou retração de 3,21% no primeiro bimestre, sobre igual período do ano passado. Na análise dos últimos 12 meses, sobre os 12 meses imediatamente anteriores, os índices de volume são positivos. A produção subiu 1,51% e as vendas internas cresceram 1,26%. 

O índice de utilização da capacidade instalada ficou em apenas 73% em fevereiro, dez pontos abaixo da média registrada em janeiro e cinco pontos menor do que a taxa de ocupação relativa ao mesmo mês de 2013. Esse resultado também é reflexo da ocorrência generalizada de paradas programadas para manutenção, além do menor número de dias do mês. Na média do primeiro bimestre, o nível operacional do segmento de produtos químicos de uso industrial ficou em 78%, contra 80% de média em iguais meses do ano passado.

Levando-se em consideração o Consumo Aparente Nacional (CAN), importante medida da demanda interna por produtos químicos de uso industrial, os resultados do primeiro bimestre deste ano sobre mesmos meses de 2013 sugerem estabilidade. O CAN exibiu, nessa comparação, recuo de 0,5%. Entretanto, tomando os dados dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores, o CAN cresceu expressivos 6,5%. A diretora de Economia e Estatística da Abiquim, Fátima Giovanna Coviello Ferreira destaca a incoerência entre a demanda registrada e o crescimento das importações de produtos químicos no País. Nesse mesmo período, o aumento do volume importado foi de 16,7%. “Além de perder espaço para os importados, gerando emprego e riqueza fora do País, o segmento também não tem conseguido elevar suas exportações, o que é mais uma prova da perda de capacidade de competição no mercado internacional”, analisa Fátima. De acordo com a diretora, como a demanda não está aquecida no mundo, ainda há excedentes que estão sendo comercializados a custos marginais, desalinhando a oferta e os preços de diversos produtos.

 Para Fátima, a falta de competitividade com esses produtos faz com que a ociosidade das plantas nacionais aumente e, assim, o setor perca as possibilidades de investimentos “As oportunidades só se transformarão em realidade a partir do momento em que as empresas esgotarem o parque produtivo atual”, alerta. Nessa direção, a desoneração de PIS/Cofins sobre a compra de matérias-primas, que entrou em vigor em meados do ano passado, traz algum alívio na pressão que o setor vem sofrendo em relação à falta de competitividade e deve ajudar a elevar o nível de utilização das atuais plantas.



Informações à Imprensa
AllComm Partners Comunicação Estratégica
11-4301-2636
Rachel Cardoso – e-mail: rachel@allcommpartners – cel. (11) 99782.2404
Mario Henrique Viana – e-mail: mh@allcommpartners – cel. (11) 99651.8706