APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Clube de Engenharia, em Brasília, sediará jantar em comemoração aos 50 anos da Abiquim

Sexta-Feira, 14 de Marco de 2014

Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) comemora 50 anos em 2014. 
Celebração reunirá em Brasília representantes da indústria química, acadêmicos e autoridades do Governo.

Às margens do Lago Paranoá, cartão postal de Brasília (DF), a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) celebrará o aniversário de 50 anos da entidade com um grande jantar. A comemoração será no Clube de Engenharia, em 8 de abril de 2014, e reunirá representantes da indústria química, Poder Executivo, Senado Federal, Câmara dos Deputados, representantes de associações e acadêmicos. Durante o jantar, será lançado livro comemorativo que conta a história da indústria química brasileira, traçando um paralelo com a atuação da Abiquim. A publicação reunirá um acervo de imagens e depoimentos que percorrerão os 50 anos de desenvolvimento da indústria química nacional.

A história da Abiquim é a própria narrativa de evolução da indústria química nacional. O nascimento e o desenvolvimento do setor no Brasil estão enraizados ao progresso da associação. Interligadas, ambas cresceram vistosamente nesses 50 anos. Hoje, a indústria química brasileira ocupa a sexta posição no ranking mundial de faturamento entre as indústrias químicas mundiais, segundo dados da própria Abiquim e dos conselhos europeu e americano da indústria química (Cefic e ACC). Consolidada e respeitada internacionalmente, a Abiquim representa a indústria química brasileira nas negociações de acordos mundiais relacionados a produtos químicos, respondendo pelo setor no Conselho da Indústria Química do Mercosul (Ciquim) e no Conselho Internacional das Associações da Indústria Química (ICCA). A associação tem assento no Grupo de Liderança e de Advocacy de Energia e Mudanças Climáticas, Grupo de Liderança e de Advocacy em Política de Segurança Química e Saúde Humana do ICCA. Representa o ICCA e a indústria química brasileira no Strategic Approach to International Chemicals Management/Grupo Latino-America e Caribe (SAICM/GRULAC), participa da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPCW/OPAQ), é membro do Conselho Nacional de Segurança Química (Conasq) e da Comissão Técnica do Plano Indústria (CTPIn) sobre Mudanças Climáticas, coordenado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Ministério de Meio ambiente (MMA), faz parte da Superintendência do Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da ABNT para a área química (CB-10), além de participar de vários Conselhos e de Grupos de Trabalho junto à organismos e entidades privados, como o  Conselho Temático de Meio Ambiente da CNI (Coema), o Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp (Cosema), a Coalizão Empresarial para Patrimônio Genético, o Grupo de Trabalho Intersetorial sobre Produção e Consumo Sustentáveis, entre outros. O Responsible Care®, conhecido no Brasil como Programa Atuação Responsável®, está sob a gestão da Abiquim desde 1992.

O jantar em abril e o lançamento do livro fazem parte do projeto Abiquim 50 Anos, coordenado por Renato Endres com o apoio da equipe de Comunicação da Abiquim. O plano prevê também o lançamento de um hotsite, que completará o conteúdo do livro com depoimentos, informações sobre a indústria química, a importância dos produtos químicos na qualidade de vida, além de vídeos e imagens. 

Para a realização das ações, a Abiquim conta com o apoio de 19 empresas: Basf, Bayer, Braskem, Cabot, Clariant, Dow, Elekeiroz, Evonik, Granbio, Lanxess, Linde Gases, M&G Polímeros, Oxiteno, Petrocoque, Química Geral do Nordeste, Rhodia, Unigel, Unipar Carbocloro e White Martins. 



Assessoria de Imprensa
Allcomm Partners Comunicação Estratégica
11- 4301-2636
Rachel Cardoso 11-99782-2404 rachel@allcommpartners.com.br 
Mario Henrique Viana 11-99983-1269 mh@allcommpartners.com.br