
Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Presiq avança no Senado e reforça rota da química sustentável
Terca-Feira, 18 de Novembro de 2025
Programa recebeu apoio pluripartidário e alinha a indústria
nacional às metas climáticas e de competitividade da COP30
O Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq) deu mais um passo decisivo nesta semana ao ter o regime de urgência incluído na ordem de votação do Senado Federal. A proposta, de autoria do deputado Afonso Motta (PDT-RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, percorreu uma trajetória marcada por amplo consenso político: foi aprovada em regime de urgência, recebeu parecer favorável na Comissão da Indústria, sob relatoria do deputado Julio Lopes (PP-RJ), e, mais adiante, teve seu mérito aprovado pela Câmara dos Deputados, ocasião em que contou com relatoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Durante essa tramitação, parlamentares da liderança e da base do governo também se manifestaram de forma favorável ao programa, reforçando a convergência e o aval do governo em torno da agenda de sustentabilidade e inovação para o setor.
O Presiq nasce como um instrumento moderno de competitividade, inovação e transição energética, alinhado às diretrizes da COP30 e aos compromissos climáticos que o Brasil levará ao mundo. O programa estimula a modernização de plantas, a adoção de matérias-primas renováveis ou circulares, a eficiência energética e a redução da pegada de carbono, contribuindo para uma indústria química mais sustentável e para a consolidação de cadeias produtivas de baixo carbono.
Com o avanço da urgência no Senado - e a possibilidade de que o mérito também seja apreciado, caso haja acordo entre os líderes -, o setor químico acompanha a etapa final de tramitação com otimismo e confiança, certo de que a aprovação definitiva representará um marco para a agenda de sustentabilidade, competitividade e desenvolvimento industrial do país.