
Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Setor químico avança na agenda de sustentabilidade com nova Comissão do ABNT/CB-010
Segunda-Feira, 03 de Novembro de 2025
Foi oficialmente instalada, no dia 31 de outubro, a Comissão de Estudo de Sustentabilidade de Produtos Químicos (CE-010:101.007), sob o âmbito do Comitê Brasileiro de Química (ABNT/CB-010), cuja superintendência é exercida pela Abiquim. O grupo será responsável por desenvolver normas técnicas que embasarão o Programa Selo Verde Brasil, coordenado pelo MDIC e voltado à certificação de produtos e serviços sustentáveis.
A reunião de instalação contou com a presença de André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim; Sissi Alves, diretora de Novas Economias do MDIC; Geisiane Basso, assessora técnica do MDIC; Claudio Guerreiro, gerente de Normalização da ABNT; Renata Souza, assessora Técnica da Abiquim e chefe de secretaria da ABNT/CB-010; além de associados da Abiquim e demais partes interessadas.
Para André Passos Cordeiro, a instalação da Comissão “consolida a sustentabilidade como eixo técnico e competitivo da indústria química nacional e reforça que produzir químicos no Brasil é melhor para o planeta, graças à energia mais limpa e às menores emissões.”
Durante o encontro, Sissi Alves destacou a “satisfação em ver o comprometimento e o direcionamento para que a indústria química brasileira e os produtos químicos sejam cada vez mais sustentáveis”, reforçando o papel estratégico do setor na transição para uma economia de baixo carbono.
Já Claudio Guerreiro enfatizou a “importância do Comitê Brasileiro de Química – ABNT/CB-010, que faz parte dos grandes campos de trabalho da ABNT”, e agradeceu o reconhecimento da Associação em ser a provedora técnica do Programa Selo Verde Brasil.
A primeira norma em desenvolvimento pela nova Comissão será a do Polietileno Renovável, produto escolhido para o projeto-piloto do Selo Verde Brasil no setor químico. “Essa instalação marca o início de um trabalho técnico estruturante, que definirá parâmetros de sustentabilidade para os produtos químicos brasileiros e abrirá caminho para futuras normas do setor”, destacou Renata Souza.
Próximas reuniões
Para participação e mais informações, contatar a Assessora Técnica Renata Souza pelo e-mail renata.souza@abiquim.org.br