Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Brasil fortalece rede de parcerias com conclusão do Acordo MERCOSUL-EFTA
Terca-Feira, 09 de Setembro de 2025
O MERCOSUL e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) – integrada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein – concluíram, em 2 de julho, a negociação de um acordo de livre comércio após 14 rodadas. A medida é considerada estratégica para ampliar o acesso do bloco sul-americano a mercados europeus, somando-se a outros avanços recentes, como os acordos com a União Europeia (2024) e com Singapura (2023).
O Acordo MERCOSUL-EFTA conforma um mercado de aproximadamente 290 milhões de consumidores e um PIB conjunto de mais de US$ 4 trilhões. Para o Brasil, estima-se um incremento de até US$ 7,2 bilhões em trocas comerciais a partir da sua entrada em vigor, fortalecendo também o fluxo de investimentos e a integração produtiva.
O resultado consolida a estratégia de diversificação das parcerias comerciais brasileiras e ocorre em um cenário global de maior protecionismo, sendo interpretado como sinal positivo em defesa da cooperação internacional e do crescimento econômico.
Segundo o MDIC, a divulgação busca garantir ampla transparência e facilitar o acesso às informações pelos setores produtivos. Os documentos ainda podem sofrer alterações até a assinatura formal, prevista para 16 de setembro.
Clique aqui para mais informações sobre o Acordo de livre comércio entre o MERCOSUL e a EFTA
Esclarecimentos sobre o tema podem ser obtidos com a equipe de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim pelos e-mails diego.hrycylo@abiquim.org.br e eder.silva@abiquim.org.br.