APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Programa Pellet Zero – OCS® entra em nova fase com a Abiquim como licenciadora oficial

Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025

Exemplo de pellets facilmente visíveis em piso escuro


A Abiquim foi oficialmente aprovada como licenciadora do Programa Pellet Zero – OCS® (PPZ-OCS®) no Brasil, assumindo a função anteriormente exercida pela Plastivida. A mudança marca um novo ciclo de fortalecimento do programa, que visa reduzir a perda de pellets plásticos no meio ambiente, contribuindo para a preservação dos corpos d’água e dos oceanos.

 

Desde o fim de 2024, quando passou a emitir os certificados do programa, a Abiquim tem promovido diversas ações para garantir a continuidade e o aprimoramento da iniciativa. Entre os avanços, estão o contrato com a consultoria ambiental Nerita - responsável pelo acompanhamento técnico do PPZ-OCS® -, a criação de uma nova identidade visual e domínio para o site, a revisão dos manuais e materiais de treinamento, e o desenvolvimento de um novo logotipo.

 

Em julho, a entidade também realizou o primeiro treinamento para auditores e iniciou o processo de emissão de propostas de auditoria para empresas interessadas na certificação OCS BLUE — a mais abrangente do programa. A contratação de novos auditores também está em andamento.

 

O Programa Pellet Zero – OCS® é uma versão nacional adaptada do programa internacional Operation Clean Sweep e busca engajar toda a cadeia produtiva do plástico no controle da dispersão de pellets, pó ou flakes plásticos durante etapas como produção, transporte, transformação e reciclagem. Essas partículas, se não contidas, acabam nos mares, acumulando-se especialmente em regiões costeiras, restingas e dunas

 

Com a liderança da Abiquim, o programa ganha novo impulso e reforça o compromisso da indústria química com boas práticas ambientais.

 

Para conhecer o Programa Pellet Zero, acesse www.pelletzero.org.br

 

Mais informações podem ser obtidas com Fátima Ribeiro, assessora de Assuntos Industriais da Abiquim, pelo e-mail pelletzero@abiquim.org.br