Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
É preciso preservar as boas relações comerciais Brasil-EUA
Terca-Feira, 15 de Julho de 2025
A Associação Brasileira da Indústria Química - ABIQUIM recebe com preocupação o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de sobretaxar em 50% as exportações brasileiras ao país. Trata-se de tema de grande relevância para a indústria química, não apenas por suas exportações aos EUA, mas também porque o setor é um importante fornecedor de insumos para setores exportadores como a indústria de alimentos, e a de papel e celulose, entre outras.
O setor químico brasileiro tem uma balança comercial deficitária com os EUA. Em 2024 importamos aproximadamente 10,4 bilhões de dólares e exportamos apenas 2,4 bilhões de dólares, totalizando um déficit de 7,9 milhões de dólares. Em volume, o déficit foi de 6 milhões de toneladas.
A indústria química defende o tratamento das relações comerciais internacionais com base exclusivamente em aspectos de ganho econômico mútuo e no livre-mercado, seguindo as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Em um cenário sujeito a interferências de natureza política, entendemos que o diálogo técnico é o melhor caminho na solução dessa questão. Ambos os lados estão sujeitos a perdas, pois são mercados importantes para as exportações do outro. É preciso, portanto, negociar para evitar possíveis perdas para todos.
Entendemos que a longa tradição de relacionamento comercial estável e proveitoso entre Brasil e EUA deve ser preservada. É momento de firmeza e ações refletidas, mas sobretudo de procurar canais de diálogo diplomático.