Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim integra encontro estratégico sobre gestão de químicos em Punta del Este
Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025
A Abiquim participou da 1ª reunião do Open-ended Working Group (OEWG) do Global Framework on Chemicals (GFC), promovida pela UNEP, realizada de 24 a 27 de junho, em Punta del Este, Uruguai. Representando a entidade, Camila Hubner Barcellos, gerente de Sustentabilidade da Abiquim, integrou as discussões no painel “Strengthening Implementation of GHS: Challenges, Successes, and the Way Forward”, coordenado pela UNITAR - Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa. Ela compartilhou a experiência brasileira na implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), abordando os principais avanços, desafios e as necessidades atuais, trazendo sobretudo a perspectiva do setor químico brasileiro.
O evento marcou o início da operacionalização do GFC, um instrumento internacional que estabelece cinco objetivos estratégicos e 28 metas para promover a gestão racional de produtos químicos ao longo de todo o seu ciclo de vida, incluindo os resíduos. Sua singularidade reside na capacidade de reunir múltiplos setores – governos, setor privado, ONGs, organizações intergovernamentais, juventude e academia – em um esforço colaborativo. O GFC visa apoiar especialmente países em desenvolvimento, com ações voltadas ao fortalecimento institucional, financiamento, equidade de gênero e suporte técnico e legislativo para a implementação de marcos regulatórios eficazes.
Além da participação na reunião oficial, Hubner também esteve presente no workshop multissetorial realizado nos dias 22 e 23 de junho, também em Punta del Este. Promovido pelo Inter-Organization Programme for the Sound Management of Chemicals (IOMC), o encontro teve como objetivo o desenvolvimento do primeiro Programa de Implementação (IP1) do GFC, com foco no aprimoramento da legislação nacional e das capacidades institucionais em diversos países. Neste encontro, especialistas, representantes governamentais, da indústria e da sociedade civil discutiram soluções inovadoras em instrumentos jurídicos, tecnologias emergentes e mecanismos financeiros. Os resultados desse workshop forneceram subsídios diretos e valiosos para os debates da reunião do OEWG, contribuindo para a construção de ações concretas rumo às metas do novo marco global para substâncias químicas.
A presença da Abiquim nos debates reforça o compromisso da indústria química brasileira com a agenda internacional de sustentabilidade e gestão responsável de substâncias químicas, além de contribuir ativamente para a implementação do GFC no Brasil, que já dá seus primeiros passos com a recente publicação da Lei 15.022/2024.