Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim e SASSMAQ contra a exploração sexual de crianças e adolescentes
Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025
A Abiquim, por meio de Rodrigo Falato, assessor de Assuntos Técnicos, participou do Encontro 3 da Comunidade Na Mão Certa 2025, um evento promovido pela Childhood Brasil para o desenvolvimento do Programa Na Mão Certa. A reunião on-line, realizada em 4 de junho, contou com a participação de cerca de 500 Pontos Focais e colaboradores estratégicos de empresas signatárias do Pacto Empresarial pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo do encontro foi destacar o papel essencial das empresas na criação de mecanismos específicos para prevenir a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA) nas relações comerciais, especialmente com o setor de transporte.
O evento abordou a inclusão dos princípios do Pacto Empresarial em documentos institucionais, na seleção e monitoramento de fornecedores, e na articulação com entidades setoriais e sindicais. O Compromisso 3 do Pacto Empresarial, que foca no engajamento da cadeia de fornecimento, foi o centro das discussões, com a apresentação de ações concretas para prevenir a ESCA.
Falato compartilhou as boas práticas adotadas pela Abiquim junto aos seus associados. Ele enfatizou o poder de mobilização da indústria química e a importância de integrar o Programa Na Mão Certa em suas ações e programas. Ele ressaltou ainda que a indústria química tem uma grande concentração de escoamento de produtos e serviços nas rodovias, o que exige enfrentar a realidade da ESCA e agir com firmeza.
Uma das principais iniciativas destacadas por Falato no encontro foi a inserção do Programa Na Mão Certa no Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) da Abiquim. O SASSMAQ é uma ferramenta amplamente utilizada por transportadores, embarcadores e cadeia logística da indústria química, que considera pontos importantes no processo de auditoria para homologação de prestadores de serviço. Falato salientou que essa iniciativa, sendo independente do Programa Na Mão Certa, demonstra o compromisso da indústria química com a prevenção e o enfrentamento da ESCA. Ele reiterou que a participação de representantes do Childhood Brasil em fóruns da Abiquim é enriquecedora e têm ampliado os debates e possibilidades de atuar efetivamente ao combate deste tipo de violência.
Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail rodrigo.falato@abiquim.org.br