APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim e SASSMAQ contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025

Rodrigo Falato: “É essencial enfrentar a realidade da ESCA e agir com firmeza”
Crédito: Abiquim/Reprodução

 

A Abiquim, por meio de Rodrigo Falato, assessor de Assuntos Técnicos, participou do Encontro 3 da Comunidade Na Mão Certa 2025, um evento promovido pela Childhood Brasil para o desenvolvimento do Programa Na Mão Certa. A reunião on-line, realizada em 4 de junho, contou com a participação de cerca de 500 Pontos Focais e colaboradores estratégicos de empresas signatárias do Pacto Empresarial pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O objetivo do encontro foi destacar o papel essencial das empresas na criação de mecanismos específicos para prevenir a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA) nas relações comerciais, especialmente com o setor de transporte.

 

O evento abordou a inclusão dos princípios do Pacto Empresarial em documentos institucionais, na seleção e monitoramento de fornecedores, e na articulação com entidades setoriais e sindicais. O Compromisso 3 do Pacto Empresarial, que foca no engajamento da cadeia de fornecimento, foi o centro das discussões, com a apresentação de ações concretas para prevenir a ESCA.

 

Falato compartilhou as boas práticas adotadas pela Abiquim junto aos seus associados. Ele enfatizou o poder de mobilização da indústria química e a importância de integrar o Programa Na Mão Certa em suas ações e programas. Ele ressaltou ainda que a indústria química tem uma grande concentração de escoamento de produtos e serviços nas rodovias, o que exige enfrentar a realidade da ESCA e agir com firmeza.

 

Uma das principais iniciativas destacadas por Falato no encontro foi a inserção do Programa Na Mão Certa como requisito do Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (SASSMAQ) da Abiquim. O SASSMAQ é uma ferramenta de gestão, certificável, amplamente utilizada por transportadores, embarcadores e cadeia logística da indústria química, que considera pontos essenciais no processo de auditoria para homologação de prestadores de serviço da indústria. Falato salientou que essa iniciativa demonstra o compromisso da indústria química com a prevenção e o enfrentamento da ESCA. Ele reiterou que a participação de representantes do Childhood Brasil em fóruns da Abiquim é sempre enriquecedora e têm ampliado exponencialmente os debates e possibilidades de atuar efetivamente ao combate deste tipo de violência.

 

 

Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail rodrigo.falato@abiquim.org.br