APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim Entrevista: Reinaldo José Kröger, Vice-Presidente da Innova

Segunda-Feira, 12 de Maio de 2025

Crédito: Innova/Divulgação

 

Abiquim Informa: O que o Sr. considera como principais marcos da sua trajetória profissional?

Reinaldo Kröger: Trabalho na indústria desde 1979, de início na área química, passando ao segmento têxtil em 2006 e com retorno à petroquímica em 2015. Nos anos 1970, não havia preocupação expressiva com os temas de sustentabilidade. Hoje, trata-se de condição de sobrevivência e perenidade da indústria. Tenho orgulho de ter participado, em 1994, da origem do processo da reciclagem da resina PET. Esse intenso trabalho resulta, atualmente, em 400.000 toneladas/ano retornando ao processo produtivo. Um exemplo de economia circular.

 

AI: Na sua visão, como o setor químico pode evoluir para uma química sustentável?

RK: A indústria química sustentável será aquela que for além da retórica: tudo passa pela viabilidade econômica. Além disso, é necessária presença ativa do Poder Público para se estabelecer uma legislação que canalize recursos às atividades da coleta seletiva e reciclagem. O caso da resina PET é exemplo de inserção na economia circular com viabilidade econômica: um bom negócio, para além do campo do discurso.

 

AI: Como o Sr. avalia as contribuições da Abiquim para a evolução no ambiente de negócios para indústria química nos últimos anos?

RK: A ABIQUIM convive com desafios gigantescos da pauta de competitividade e proteção da indústria química nacional. A pauta mais recente e impactante foi a do retorno do Regime Especial da Indústria Química (REIQ).

A propósito, a Innova foi pioneira na apresentação de projetos de ampliação de capacidade industrial ao REIQ Ampliado. Na sequência, houve a aprovação da Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (LETEC) para determinados produtos. Agora é fundamental o sucesso do Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (PRESIQ), que deverá dar uma nova vida à indústria química.

 

AI: Espaço aberto: o que o Sr. gostaria de destacar como mensagem relevante e estratégica da sua Companhia?

RK: Nosso pensamento estratégico está lastreado nos pilares da confiabilidade e sustentabilidade: já atingimos 83% em neutralização das emissões de gases do efeito estufa. Nossa petroquímica de Triunfo (RS) é movida à biomassa de resíduos vegetais, cavacos, cascas de arroz e sobras de serrarias em substituição aos combustíveis fósseis (carvão e óleo mineral). Enfrentamos, em 2024, desafios climáticos respectivamente no Norte e no Sul, onde estão nossas unidades industriais. Nenhum cliente ficou desabastecido. Essa é a frente da confiabilidade que nos orgulha.