APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim e deputado federal Julio Lopes, relator do Presiq, alinham estratégias para acelerar o PL 892/2025

Terca-Feira, 06 de Maio de 2025

A partir da esquerda: Marcelo Pimentel, Gerente de Relações Institucionais, e André Passos Cordeiro,
presidente-executivo, ambos da Abiquim; e Júlio Lopes, Deputado Federal (PP/RJ) e relator do PL 892/2025
Crédito: Abiquim/Divulgação


Em um encontro estratégico realizado no Rio de Janeiro no dia 28 de abril, a Abiquim reuniu-se com o Deputado Federal Julio Lopes (PP-RJ), relator do Projeto de Lei 892/2025, que institui o Programa Especial de Sustentabilidade da Indústria Química (Presiq). O encontro teve como foco a pertinência e os benefícios do projeto de lei, visando auxiliar o parlamentar na elaboração de um relatório favorável ao PL.


O Presiq, protocolado na Câmara dos Deputados em março, busca alavancar a indústria química por meio de incentivos fiscais inteligentes, promovendo a transição para processos produtivos de baixo carbono. O prazo para emendas está aberto. Em seguida, o deputado Júlio Lopes apresentará o relatório, e a matéria será incluída na pauta de votação da Comissão de Indústria.


André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, enfatizou o potencial do Presiq para reverter o déficit do setor e gerar valor para o país. "Este programa é crucial para aumentar a arrecadação e promover o uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, o Presiq busca equiparar as condições de competitividade do setor químico brasileiro no mercado internacional", afirmou Cordeiro.


O Deputado Julio Lopes, relator do projeto e presidente da Frente Parlamentar Brasil Competitivo, reafirmou seu compromisso com a iniciativa e sua determinação em acelerar a tramitação do PL. "O Presiq tornou-se ainda mais relevante no atual contexto geopolítico, marcado pelas medidas tarifárias internacionais. Trabalharemos para que o Brasil implemente essa política pública o mais rápido possível, garantindo a competitividade de uma indústria de base tão importante para o país", concluiu Lopes.