APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim e setor industrial discutem futuro do gás natural em encontro na FIESP

Segunda-Feira, 28 de Abril de 2025

Foto: Abiquim/Divulgação



Em um momento crucial para o mercado de gás canalizado no estado de São Paulo, onde a indústria busca alternativas para assegurar seu suprimento energético, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) sediou, no dia 23 de abril, em São Paulo, um encontro com empresários e representantes de entidades da indústria e do setor energético para debater propostas que visam tornar o mercado mais atrativo e eficiente, impulsionando a transição energética através do fomento ao uso do biometano e da abertura do mercado livre de gás.

 

André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim trouxe a perspectiva do setor químico sobre o cenário do gás natural e suas implicações para a indústria, destacando sua importância como insumo fundamental para a atividade industrial e a necessidade de um mercado dinâmico e competitivo. “Hoje, apenas 35% do gás produzido no Brasil é comercializado e ainda sob valores que inviabilizam a manutenção e expansão dos negócios. Nos últimos 10 anos, o percentual da produção que não chega ao mercado vem aumentando, sendo que a maior parte desse volume se refere a gás que está sendo reinjetado nas plataformas nos campos petrolíferos.”

 

O dirigente da Abiquim, também ressaltou que atualmente, a química é a maior consumidora de gás do setor industrial, com cerca de 25 a 30% do total vendido. “Hoje, a Petrobras comercializa esse recurso por algo entre US$10-12 /MMBTU. Nos EUA, por exemplo, é vendido a US$ 2,5/MMBTU”, ressaltou.

 

Além de Passos, o debate contou com a participação de representantes da FIESP, Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (SEMIL), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Associação Brasileira de Vidro (ABIVIDRO), Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER), Associação da Indústria de Cogeração de Energia (COGEN), Associação Brasileira dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (ABRACE), Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (ABRACEEL) e Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS).