APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim participa de debate sobre nova geopolítica mundial na Firjan

Segunda-Feira, 17 de Marco de 2025

Primeira foto: André Passos Cordeiro
Crédito: Paula Johas/Firjan


Na última quinta-feira (13), a Abiquim integrou a primeira edição do Pensa Mundo, evento promovido pela Firjan, no Rio de Janeiro, e que se propõe a discutir questões atuais internacionais que impactam o Brasil e a América Latina.

 

Em sua participação, André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, destacou a fragilidade da competitividade brasileira: “Estamos desprovidos de armas para jogar. Hoje, por exemplo, nossa principal matéria-prima, o gás natural, custa sete vezes o preço que nos EUA e quatro vezes, o valor na China. O Brasil poderia oferecer gás natural para a indústria a R$ 5. Com o custo atual da energia, se for adotada uma total abertura de mercado será a destruição da indústria química.”

 

Luiz Cesio Caetano, presidente da Firjan alertou sobre a estagnação do Brasil. “Nossa paralisia terá custos políticos: a sociedade vai cobrar a conta desta inércia.” Ele também apresentou o estudo “Índice Firjan de Competitividade Global”, que coloca o Brasil em 46º lugar em um ranking de 66 países.

 

Em uma análise profunda, o debate trouxe as contribuições da indústria brasileira diante dos atuais desafios globais; o comportamento do atual presidente norte-americano Donald Trump; guerra tarifária entre EUA e China; e oportunidades que podem ser exploradas pelo Brasil diante da nova realidade.

 

Participaram ainda do evento Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Conselho Superior da Firjan; Matias Spektor, vice-diretor da Escola de Relações Internacionais da FGV/SP; Marcos Caramuru, ex-embaixador brasileiro na China; Roberto Jaguaribe, atual embaixador do Brasil na Alemanha; Rodrigo Santiago, presidente do Conselho de Relações Internacionais da Firjan; Fernando Pimentel, diretor superintendente da Abit; Marco Antonio Saltini, vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus e vice-presidente da Firjan CIRJ; e Ruy Ferreira, diretor comercial da Michelin.