APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Carlos Mariani Bittencourt – perda irreparável para o setor químico brasileiro

Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2025

Crédito: Divulgação



É com grande pesar que a Abiquim manifesta seus sinceros sentimentos aos familiares e amigos de Carlos Mariani Bittencourt pelo seu falecimento no último dia 10 de fevereiro de 2025, além de ressaltar esta grande perda para o setor químico brasileiro.

 

Engenheiro mecânico e engenheiro econômico e administrador industrial pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carlos Mariani Bittencourt - então vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) -, foi o presidente mais longevo da Abiquim, dedicando 20 anos de sua vida a liderar a entidade.

 

Um dos estrategistas e reais implementadores do salto da indústria proposto na década de 70, Carlos Mariani Bittencourt teve participação ativa nos principais movimentos para o seu desenvolvimento, nas expansões, privatizações e consolidações. Ele desempenhou diversas funções estratégicas e de representação, como no International Council of Chemicals Associations e no conselho do BNDES. Posicionou e representou a indústria em diversas negociações internacionais como tratados do MERCOSUL e do ‘Mercosur- European Union Business Fórum’, foi representante da CNI na Coalizão Empresarial Brasileira e tantos outros.

 

Na visão dos que trabalharam ao seu lado: um companheiro de finíssimo trato, inata diplomacia, honroso e valoroso. Seu principal legado para a Abiquim é a legitimidade que construiu de uma associação de reputação ilibada. Uma associação cuja cultura do consenso, respeito absoluto a valores éticos e compromisso com princípios de governança participativa e transparente foi forjada pelo exemplo do seu caráter. Um incansável defensor das posições da Abiquim: desenvolvimento econômico, apoio à empresa nacional, incentivo à pesquisa tecnológica nacional, justiça social e crescente atenção para o provimento de serviços sociais básicos.