APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Ações da Abiquim para estimular a circularidade

Segunda-Feira, 06 de Janeiro de 2025

Carolina Ponce de León durante sua apresentação
Crédito: Ancat/Divulgação


‘Novas Tendências na Cadeia da Reciclagem e Acesso a Mercados’ foi o tema de outro debate da 11ª ExpoCatadores, com a participação da coordenadora de economia circular da Abiquim, Carolina Ponce de León. Junto a representantes da Fundação Banco do Brasil, BNDES, Sebrae, Petrobras, Itaipu Binacional e outras instituições, ela apresentou as ações da entidade para estimular a transição de processos lineares para circulares, com foco no desenvolvimento sustentável, abrangendo os pilares ambiental, social e de governança.

 

Segundo Ponce de León, a reciclagem química – que ainda depende de alguns avanços regulatórios – deve auxiliar os catadores de material reciclável na economia circular do plástico. “A indústria está desenvolvendo novas tecnologias para materiais que atualmente não possuem reciclabilidade mecânica e a reciclagem química vem para complementar”, afirmou a coordenadora, ressaltando ainda a necessidade de os catadores de material reciclável estarem envolvidos no Acordo Global do Plástico, para que cada elo da cadeia tenha sua relevância para um consenso.

 

Durante sua apresentação, ela frisou que a Abiquim tem atuado para promover uma discussão estruturada e colaborativa sobre a circularidade dos plásticos em nível nacional e internacional, envolvendo a visão dos diferentes stakeholders. Vale destacar que a entidade participou ativamente das tratativas do Comitê de Negociação Intergovernamental da ONU para a elaboração de um Tratado Mundial para combater a poluição plástica. A Associação defende a necessidade de os países assinarem um Acordo legalmente vinculante, principalmente em ambientes marinhos, focando no gerenciamento adequado dos resíduos e em uma economia circular.

 

Ativações e rodadas de negócios

Ainda na ExpoCatadores, o estande da Abiquim foi um ponto estratégico para fomentar negócios e networking. O espaço contou com rodadas de negociação com cooperativas de catadores para compra de PET, realizadas pela Indorama, além de promover um ambiente ideal para oportunidades de colaboração e parcerias diversas.