APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim defende a química de baixo carbono em seminário na Câmara dos Deputados

Segunda-Feira, 09 de Dezembro de 2024

André Passos Cordeiro: “Estamos preparados para migrar para uma indústria verde, mas precisamos de políticas públicas
para acelerar o nosso crescimento”
Crédito: Abiquim/ Divulgação


Na última quarta-feira (04), André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, fez uma apresentação, sob o tema ‘A química de baixo carbono como oportunidade para a neoindustrialização brasileira’ no 2º Seminário de Política Industrial, evento realizado em Brasília e promovido pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Frente Parlamentar ESG do Congresso Nacional.

 

Passos destacou as inúmeras rotas capazes de produzir hidrogênio, as quais abrangem insumos que não são originados da biodiversidade, bem como produtos advindos da energia tradicional petroquímica. Nesse sentido, ele ressaltou a necessidade de investir em toda a cadeia compreendida pelo setor, conforme constatou o crescimento da empregabilidade que o setor provoca. O presidente da Abiquim expôs também o cenário internacional econômico, que contempla países com diferentes cenários, apesar de alertar para algumas práticas exercidas no comércio exterior.

 

Geraldo Alckmin, Vice-Presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que também participou do evento, mencionou a importância da desburocratização nos processos governamentais, a fim de reduzir os custos dos diversos procedimentos estabelecidos para disponibilizar recurso ao setor; ressaltou a disparidade internacional dos preços do insumo, tendo em vista as práticas desleais provocadas por outros países; e apesar de elogiar os avanços produzidos pelo Regime Especial da Indústria Química (REIQ), atentou para o cenário atual de possível desaceleração do setor, conforme relembrou o fechamento das duas plantas da produtora de fertilizantes Unigel, em Sergipe e na Bahia.

 

Com o objetivo de discutir práticas mais sustentáveis no setor industrial, o seminário contou com a participação de representantes do Executivo, Legislativo e da Sociedade Civil.