Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim reúne especialistas e autoridades para debaterem sobre riscos psicossociais
Quarta-Feira, 20 de Novembro de 2024
O encontro entre a Comissão de Relações de Trabalho e do Grupo de Trabalho de Saúde, Segurança e Higiene do Trabalhador, ambos da Abiquim, realizada no dia 14 de novembro, em São Paulo, teve um tom especial ao reunir especialistas e autoridades para debaterem sobre o tema ‘Riscos Psicossociais’.
Yhebert Gouveia Afonso, vice-presidente de Operações e Conformidade da Abiquim, abriu a reunião, relatando que em um passado distante, ainda como colaborador de outra organização na área de gestão de crises, ele não tinha noção de como programas que a Abiquim tem – como o Atuação Responsável ®, Pró-Química e até mesmo o SASSMAQ ® - salvam vidas, ressaltando, sobretudo, o orgulho de poder estar envolvido em ações que traz como protagonista uma lei e alteração de norma regulamentadora de tamanha importância para a segurança e saúde física e emocional do trabalhador.
Já na Abiquim, em 2021, ele relembrou o resultado positivo de um trabalho da entidade junto a uma startup que desenvolveu ações de saúde mental com os colaboradores da Associação. “Após um acompanhamento interno, observamos uma redução do número de reclamações na área de compliance, assim como das crises internas. Então, sim, ações que têm como foco os riscos psicossociais surtem efeito.”
Para Afonso, mais do que discutir sobre essa Lei no encontro, é preciso fazer um exercício constante em relação às estratégias para identificar, avaliar e mitigar riscos psicossociais no ambiente de trabalho, levando em consideração práticas sustentáveis que considerem as necessidades do trabalhador e do empregador. “Esse é um diálogo de extrema relevância, do qual a Abiquim se orgulha de tomar a dianteira.”
A lei que protege a Saúde Mental
Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 8,5% da população tem algum distúrbio relacionado à ansiedade. De acordo com o Conselho Nacional de Saúde, o Brasil possui o 3º pior índice de saúde mental entre os 64 países pesquisados. Esses são alguns dos fundamentos que levaram à criação da Lei 14.831/2024 que trata sobre o Certificado Empresa Promotora da Saúde Mental e que, por sua vez, foi o tema da apresentação de Leonardo Borba, assessor da Deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), a responsável pelo projeto de lei.