APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim integra visita da Frente Parlamentar da Química ao Polo Industrial de Camaçari

Quarta-Feira, 06 de Novembro de 2024

Da esquerda para a direita: Deputado Afonso Motta, André Passos Cordeiro, Geraldo Junior e Paulo Engler
Crédito: Abiquim/Divulgação


No dia 04 de novembro, a Abiquim acompanhou a Frente Parlamentar da Química (FPQ) e o Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química (IdQ) em uma visita ao Polo Industrial de Camaçari, na Bahia, onde os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Unidade Q1 da Braskem e da ITF Chemical - compreendendo sobretudo, a relevância do Polo na geração de empregos, renda, desenvolvimento socioeconômico e arrecadação de tributos -, além de debateram sobre os desafios e oportunidades da indústria química nacional.

 

Durante o encontro, André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, afirmou que um dos principais incentivos que podem ser oferecidos para a indústria está na oferta de matérias primas competitivas. “Hoje estamos inseridos em um cenário de disputa geoeconômica internacional que envolve as indústrias de base, sem as quais nenhum país no mundo se desenvolveu. Temos alguns atores no mundo que decidem economicamente sem considerar o crescimento populacional e econômico do mundo, levando a um crescimento de 20% a mais de produção na química do que a demanda de consumo global é capaz de absorver. Isso tem pressionado demasiadamente a concorrência de uma forma desleal no mundo.”


Para Passos, o país tem que saber como enfrentar isso, assegurando a competitividade das cadeias derivadas. “Eu diria que infelizmente e recentemente tivemos que erguer ainda mais os muros em relação ao resto do mundo através de uma elevação de imposto de importação. Mas essa não é uma solução estrutural”, frisou. A solução estrutural, continuou, está em reduzir o nosso custo de produção, ter acesso a um gás natural, a uma matéria prima mais barata para o nosso país. Aumentar ainda a oferta e os investimentos na produção de petróleo e gás, bem como na infraestrutura dessa indústria que supre de matéria a indústria petroquímica. Por fim Passos relembrou que a indústria petroquímica nasceu na esteira da descoberta do petróleo e do gás no Brasil e que o País precisa avançar nesses mercados. Ressaltou também que hoje, a capacidade produtiva ociosa do setor químico está beirando os 40%, pronta para consumir essa matéria prima, essa riqueza que o país tem e é capaz de produzir. “Esse evento é fundamental para a gente conseguir enxergar a riqueza que é o Polo Petroquímico de Camaçari, assim como os demais polos do Brasil, conhecendo melhor a realidade e o todo potencial da indústria química nacional.”

 

Em sua participação, o deputado Afonso Motta (PDT-RS), presidente da FPQ, destacou o ativismo e a expressão da Frente Parlamentar, relembrando uma trajetória marcada por um trabalho intenso e constante em prol da defesa e regulação de políticas que contribuam efetivamente para a competitividade da indústria química. “Em onze anos de funcionamento, a frente parlamentar é uma das maiores no Congresso Nacional, reunindo mais de 200 deputados e senadores. Temos muito orgulho da metodologia que nos trouxe até aqui, ocupando este espaço. Esse é um trabalho compartilhado”, afirmou.

 

“Trazemos deputados, senadores e membros do poder executivo ao Polo, para entenderem o que acontece aqui. Para verem o tamanho do esforço e, acima de tudo, reconhecerem o trabalhador, a função social e ecológica, e a importância do setor, afirmou Paulo Engler, diretor-presidente do IDQ. “A indústria é extremamente importante. O Brasil não pode reduzir sua produção, ele precisa crescer”, enfatizou.

 

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, que também participou do encontro, reiterou a importância do Polo Industrial de Camaçari para a economia do estado - que representa 22% do Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de transformação baiana e contribui anualmente com mais de R$ 3 bilhões em arrecadação para o Estado da Bahia – e ressaltou o trabalho do governo local que, por meio de ações transversais, busca transformar desafios em oportunidades.

 

Participaram ainda da visita as seguintes autoridades do governo da Bahia: Davidson Magalhães, secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Paulo Henrique Almeida, superintendente da secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE); Antônio Assis, representante da Casa Civil; deputada federal Ivoneide Caetano (PT-BA), coordenadora da FPQuímica para a região Nordeste; deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA); deputado federal Daniel Almeida (PcdoB-BA); Pastora Déa, vice-prefeita eleita em Camaçari; vereadores e deputados estaduais também de Camaçari; Carlos Alfano, presidente do Conselho de Administração do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic); além de representantes da Bahia Investe, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico e Petroquímico do Estado da Bahia (Sindiquímica) e de diversas entidades do setor químico.