Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim participa de eventos sobre economia circular, em Bogotá
Terca-Feira, 15 de Outubro de 2024
No dia 9 de outubro, Carolina Ponce de León, assessora de Sustentabilidade da Abiquim, esteve presente no Festival Latinoamericano de Economia Circular, em Bogotá, na Colômbia, realizado entre os dias 8 e 10 de outubro. Em sua quinta edição, o evento promovido pela Coalizão de Economia Circular para a América Latina e o Caribe, reuniu atores chave e partes interessadas tanto dentro como fora da região.
Com o objetivo principal de gerar compartilhamentos de boas práticas que promovam iniciativas e sinergias rumo à circularidade, facilitando o diálogo e a colaboração entre governos, ONGs, empresas e o mundo acadêmico, o Festival contou com os seguintes painéis: Economia Circular e Biodiversidade: Sinergia para a Preservação dos Ecossistemas; Transição para a circularidade na América Latina e no Caribe: estratégias e instrumentos para políticas públicas; Economia Circular para garantir uma transição justa; Plásticos e Biodiversidade: como o Tratado Global dos Plásticos e o Quadro Global para a Biodiversidade se unem e se reforçam; Regeneração a partir do design: alianças multissetoriais para uma economia circular; e Roteiros e instrumentos financeiros para a economia circular; além do encerramento que trouxe aprendizados e projeções para o futuro.
Importante mencionar que durante o evento e com o apoio do Brasil, a Coalizão de Economia Circular para a América Latina e o Caribe assinou sua primeira declaração sobre o tema. O documento traz metas e objetivos compartilhados entre seus membros para promover a pauta na região latino-americana, demonstrando mais um avanço no mundo - colocar a economia circular como estratégia central nas principais agendas internacionais, visando combater a crise climática, a perda de biodiversidade e poluição.
Comprometida em trabalhar com os setores público e privado para apoiar a atração de financiamento para a economia circular, a Coalizão - que reúne 17 países, fazendo parte: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Suriname, República Dominicana, Trinidad e Tobago e Uruguai - contribui para o objetivo de aumentar significativamente o financiamento para a natureza até 2030, aproveitando as vantagens competitivas da região em termos de geração de valor econômico a partir da biodiversidade e da bioeconomia, com a contribuição de todos os setores da economia.
Visita Guiada
Como extensão da agenda e como convidada da Fundação Ellen MacArthur - membro da Conselho Diretivo da Coalizão de Economia Circular para a América Latina e o Caribe -, Carolina Ponce de León integrou ainda uma visita à fábrica de Tecnologia e Serviços PC SHEK em Cota, Cundinamarca, no dia 10 de outubro de 2024.
A iniciativa, organizada pelo Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Colômbia e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), juntamente com delegados de países como Brasil, Paraguai, Uruguai, França e Argentina, apresentou os processos integrados de gestão e disposição de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (RAEE – Resíduos de Aparatos Eléctricos y Eletrónicos, sigla em espanhol).
Estes, por sua vez, são transformados em recursos educativos, impactando positivamente as comunidades responsáveis por crianças e jovens em idade escolar, além da sua relevância dentro da economia circular. Tais processos não são apenas essenciais para o cuidado do meio ambiente, mas também contribuem para o desenvolvimento social e econômico sustentável da região.
Informações podem ser obtidas pelo e-mail: carolina.poncedeleon@abiquim.org.br