APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

ABIQUIM e DEEP, parceria em prol do fortalecimento sustentável da indústria química nacional

Terca-Feira, 08 de Outubro de 2024


Foto: Abiquim/Divulgação


A ABIQUIM e a DEEP – empresa brasileira de mensuração, reporte e monitoramento de dados ESG - acabam de firmar um acordo de colaboração que promete impulsionar a indústria química do país rumo a um futuro mais sustentável e competitivo. Esta parceria representa um marco significativo para ambas as organizações e para o setor químico como um todo.


Gerar inteligência de dados econômicos e de sustentabilidade, fortalecer a competitividade da indústria química nacional e internacionalmente, e alinhar o crescimento produtivo e econômico com os compromissos climáticos globais, estão entre os principais objetivos da DEEP nesse trabalho de colaboração que, segundo a empresa, abrirá portas para um relacionamento mais próximo com as principais indústrias químicas do Brasil. 


Esse trabalho conjunto envolverá o compartilhamento de bases de dados, geração de projetos técnicos com viés de sustentabilidade, participação da DEEP no comitê do Chem Lab da ABIQUIM e a disponibilização da escola de capacitação em ESG online “Impulsum”, oferecendo, portanto, à Associação toda a expertise da DEEP em análise de dados para continuar liderando iniciativas pioneiras que garantam o desenvolvimento sustentável do setor químico brasileiro.


Importante ressaltar que dentro dos projetos técnicos estão incluídos o detalhamento da Matriz Insumo Produto, dividida por subprodutos químicos, vinculada ao inventário de emissões do setor e aos modelos de produção e comércio nacionais e globais. “Dessa forma, conseguimos avaliar como as mudanças climáticas e econômicas interagem entre elas considerando diferentes cenários presentes e futuros. Outro foco é a avaliação das melhores ações de descarbonização para um setor ‘hard-to-abate’ levando em conta variáveis distintas como a transição energética e o uso de biocombustíveis”, explicou Arthur Covatti, CEO da DEEP.


Para o executivo, graças à junção dos dados e à inteligência do setor que a ABIQUIM já possui atrelados a estes novos projetos, será possível divulgar toda essa inteligência de dados para a indústria química como um todo, aproveitar-se das descobertas e avanços e assim conseguir influenciar as políticas públicas em favor da indústria química brasileira.


Juntas, ABIQUIM e DEEP, estão comprometidas em aproveitar todo o potencial de sustentabilidade do Brasil, colocando a indústria química nacional na vanguarda da inovação e das práticas ESG.