Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Gás natural é pauta de reunião entre Abiquim e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, em Brasília
Segunda-Feira, 23 de Setembro de 2024
Com o objetivo de discutir sobre o gás natural no âmbito do Programa Gás para Empregar, além da consulta pública para a especificação deste insumo que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está desenvolvendo, a Abiquim esteve na sede do órgão regulador, em Brasília, na última quarta-feira, dia 18.
Durante o encontro, além dos aspectos de competitividade que envolvem o gás natural na indústria química, a Abiquim chamou a atenção para a relevância da composição do gás natural fornecido às plantas produtivas, o que configura uma importante condicionante à efetividade e continuidade da produção do setor químico, visto que sua oscilação traz danos aos processos produtivos que, em sua maioria, acontece em regimes de operação contínua. Quanto mais estável é a composição do gás fornecido, sem oscilações dos componentes que integram o gás, melhor para as reações químicas. Nesse sentido, a Abiquim deu um panorama do cenário que envolve alterações na composição do gás, bem como seus impactos, além de sugerir e propostas de curto prazo para as Rotas 1 e 3, mediante estudos realizados.
Pela ANP, participaram do encontro: Fernando Moura, diretor, e Patricia Brunale, especialista em Regulação. Pela Abiquim, André Passos Cordeiro, presidente-executivo; Fátima Giovanna Coviello Ferreira, diretora de Economia e Estatística; e Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais; além de Bernardo Novis e Núbia Batista, respectivamente diretor de Matérias-Primas e executiva da área de Relações Institucionais da Braskem, empresa associada da Associação. Ainda estão previstas novas reuniões com a ANP para avançar no tema.