Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim tem trabalho reconhecido pelo Grupo Técnico do Comitê do Programa Espacial Brasileiro
Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2024
A Abiquim participou das discussões da primeira etapa de trabalho do Grupo Técnico 20 (GT-20), que tem como objetivo elaborar um diagnóstico e propor iniciativas interministeriais para a infraestrutura necessária ao desenvolvimento das atividades do Centro Espacial de Alcântara (CEA), localizado no Estado do Maranhão, que, por sua vez, se prepara para iniciar suas operações comerciais nos próximos anos. Dentro desse contexto, a Abiquim entregou um documento com informações sobre insumos químicos essenciais para o setor espacial, em especial os gases argônio, hélio, nitrogênio e oxigênio (líquido).
André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, enfatizou a satisfação da Abiquim em poder fazer parte dessa significativa discussão voltada para viabilizar a infraestrutura necessária ao Centro Espacial de Alcântara, um marco histórico para o Brasil. “Reconhecemos a importância estratégica desse projeto para o desenvolvimento científico, tecnológico e econômico do país, impulsionando avanços na indústria aeroespacial e fortalecendo nossa infraestrutura nacional”, destacou, reafirmando o compromisso da entidade com a inovação, desenvolvimento sustentável e fortalecimento da indústria brasileira.
Na reunião de conclusão do relatório final, ocorrida no dia 15 de agosto, a contribuição da Abiquim foi amplamente elogiada pelo GT, sobretudo pela precisão das informações. A Associação identificou desafios relacionados às especificações técnicas dos insumos químicos, logística, infraestrutura e segurança operacional, aspectos que precisam ser tratados com atenção para garantir um fornecimento eficiente e seguro.
Vale destacar que o trabalho da entidade começou no mês de maio, ocasião em que passou a conduzir entrevistas individuais com suas associadas interessadas na demanda, além da participação em três reuniões do GT, sob a coordenação de Renata Souza, assessora de Assuntos Regulatórios, Paula Tanaka, assessora de Economia e Estatística, e Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais.
Participam do Grupo Técnico, representantes do Ministério da Defesa (MD), Ministério das Comunicações (MCom), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Comando da Aeronáutica (COMAER), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Agência Espacial Brasileira (AEB), Ministério da Igualdade Racial (MIR), Ministério de Portos e Aeroportos (MPA), Ministério dos Transportes (MT), Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e Agência Executiva Metropolitana do Estado do Maranhão (AGEM).
Esclarecimento sobre o tema podem ser obtidos com Renata Souza, assessora técnica da Abiquim pelo e-mail renata.souza@abiquim.org.br