Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Agendas do setor químico são discutidas em encontro entre Abiquim e Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em Brasília
Terca-Feira, 13 de Agosto de 2024
Em reunião com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) no dia 06 de agosto, em Brasília, a Abiquim defendeu a química brasileira como a mais sustentável do mundo, enfatizando que o setor emite entre 5% e 51% menos emissões em comparação com os concorrentes internacionais. Ou seja, produzir no Brasil é melhor para o planeta.
Outros grandes destaques do encontro foram o PL 1874/2022, que trata da Política Nacional de Economia Circular, onde foram discutidas iniciativas em circularidade da indústria química, inclusive os processos produtivos que utilizam matérias primas renováveis e recicladas; e o PL 6120/2019, matéria defendida por indústria, sociedade civil e trabalhadores e que cria o Inventário Nacional de Substâncias Químicas com o objetivo de consolidar uma base de informação sobre as substâncias químicas produzidas ou importadas no território brasileiro.
André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, pediu apoio para que ambas as
matérias avancem e ainda depôs contra o PL 2524/2022 que traz uma medida radical que envolve o banimento dos plásticos, sem, contudo, estar baseado numa análise de seus impactos econômicos, sociais e ambientais dos setores afetados e sociedade em geral. “Estamos falando de eliminação de empregos, queda na arrecadação, impacto negativo no desenvolvimento regional, gestão de resíduos, diminuição na renda dos catadores, entre outros prejuízos e riscos”, alertou Passos.
Como devolutiva, João Paulo Capobianco, secretário-executivo do MMA, se comprometeu a avançar no diálogo interno sobre a agenda de plásticos e continuará trabalhando pelo avanço do Projeto de Lei de gestão de substâncias químicas.
Participaram ainda do encontro, pelo MMA, Sabrina Lima, coordenadora-geral de Logística Reversa; e Thaianne Resende, diretora do Departamento de Qualidade Ambiental. Pela Abiquim, Camila Hubner, gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade; e Marcelo Pimentel, gerente de Relações Institucionais.