APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Abiquim integra evento que discute o papel do Brasil no combate à poluição plástica nos oceanos

Segunda-Feira, 01 de Julho de 2024

Foto: Abiquim/Divulgação


A Abiquim, representada por Camila Hubner Barcellos, gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade, participou no dia 26 de junho, na sede da Embaixada da França, em Brasília, do Blue Talk, evento que teve como objetivo, abordar o papel do Brasil na proteção do oceano e na luta contra a poluição plástica, bem como as perspectivas de cooperação na preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano, em Nice, e a COP30, em Belém, em 2025.

 

O encontro - organizado pelas Embaixadas da Costa Rica e da França e que reuniu pesquisadores, ONGs, sociedade civil e poder público – contou com dois painéis: ‘Protegendo o oceano à vista da UNOC3 e da COP30: desafios e oportunidades’ e ‘Combatendo a poluição plástica para proteger o oceano’.

 

Segundo Hubner, que participou deste último, o avanço de políticas públicas se dá a partir de um processo que abraça diferentes pontos de vista e envolve as diferentes partes interessadas. Ela destacou que no Brasil – de acordo com dados da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) - 39% dos resíduos sólidos urbanos são dispostos inadequadamente, apesar dos quase 14 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), indicando pouco avanço na adequação do manejo de resíduos sólidos no Brasil. “Ao mesmo tempo que temos um desafio grande na gestão de resíduos, temos uma oportunidade para inserção dos resíduos na cadeia de valor. Nesse sentido, a indústria química vem trabalhando e inovando para possibilitar o uso de novas tecnologias e produtos no processo de transição da economia linear para circular”, enfatizou a gerente da Abiquim.

 

Ao seu lado, na mesa de discussão, participaram os seguintes palestrantes: Maria Angélica Ikeda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores; Ana Paula Prates, Diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente; e o Deputado Federal Túlio Gadêlha (Rede-PE), coordenador do grupo de trabalho Mar da Frente Ambientalista. Na moderação, Ademilson Zamboni, diretor geral da Oceana Brasil.

 

A França e a Costa Rica organizarão conjuntamente a terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (UNOC3) em Nice, de 9 a 14 de junho de 2025. Esta conferência pretende ser mais ambiciosa do que as anteriores, tendo por objetivo a elaboração de um plano de ação para o oceano (Nice Ocean Action Plan). Nesse contexto, o painel sobre a poluição plástica foi uma oportunidade para identificar sinergias e cooperações na preparação da conferência de Nice.