Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim participa de sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Química na Câmara dos Deputados
Segunda-Feira, 24 de Junho de 2024
A Abiquim participou no dia 19 de junho de sessão solene em celebração ao Dia do Profissional da Química - comemorado no dia 18 de junho - na Câmara dos Deputados. A atividade, proposta pelo Presidente da Frente Parlamentar da Química, Deputado Afonso Motta (PDT-RS), prestou homenagem à classe por sua importância ao país, com atuação no progresso tecnológico, na melhora da qualidade de vida da população e na produção de insumos com segurança para a saúde e para o meio ambiente.
O Presidente-Executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, lembrou que a celebração aconteceu na mesma semana em que a entidade completou 60 anos de história. Segundo ele, o compromisso histórico da Associação com a produção nacional de produtos químicos é essencial para a geração da demanda de empregos desses profissionais. “Os postos de trabalho de químicos e químicas estão seriamente ameaçados no nosso país, precisamos impor mecanismos de defesa comercial contra importações predatórias. Neste dia, convido esses profissionais para lutarmos contra essa tendência que infelizmente se apresenta para a indústria e para o povo brasileiro. Temos que gerar empregos dentro do nosso país”, discursou, em menção ao crescente volume de produtos que tem entrado no Brasil.
O Presidente da Frente Parlamentar da Química também ressaltou que há um trabalho intenso sobre a agenda legislativa, pautada por uma preocupação permanente em valorizar a competitividade do setor. Em sua justificativa para requerer a audiência, o Deputado Afonso Motta salientou que a indústria química brasileira busca pela valorização e investimentos na área. “O setor garante 2 milhões de empregos diretos e indiretos, é o 6º maior do mundo, corresponde a 12% do PIB industrial, é o 3º setor industrial do PIB e possui faturamento líquido de US$ 187 bilhões, sendo fundamental para o desenvolvimento e recuperação da atividade econômica do Brasil”, escreveu.
Compuseram, ainda, a mesa da sessão solene: a Presidente do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Química, Juliana Marra; o Presidente do Conselho Federal da Química, José de Ribamar Oliveira Filho; o Presidente da Federação Nacional dos Profissionais Químicos, Gilson Mascarenhas; e o Presidente da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, Sérgio Luiz Leite.
Dia do Químico
O exercício profissional em Química foi regulamentado no Brasil através de uma lei assinada em 18 de junho de 1956, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, que possibilitou a criação dos Conselhos de Química (CRQ/CFQ) e estabeleceu as atribuições específicas de cada um dos profissionais diretamente ligados à Química. Desde então, o dia 18 de junho é celebrado como o Dia do Químico no Brasil, em homenagem a todos os profissionais que se dedicam a esta carreira.