APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Governador Eduardo Leite agradece trabalho do GT coordenado pela Abiquim para enfrentar desafios logísticos para distribuição de oxigênio medicinal

Terca-Feira, 14 de Maio de 2024

Foto: Reprodução Abiquim


Desde o início da grande enchente que castiga o Rio Grande do Sul, a Abiquim tem coordenado um Grupo de Trabalho que reúne produtores associados, a Anvisa, autoridades federais, estaduais e municipais, com o objetivo de enfrentar os desafios de acesso de oxigênio na área da saúde.

 

O GT tem feito reuniões diárias, em que são avaliadas as situações dos bloqueios nas estradas e dos estoques nos hospitais, de modo a auxiliar as empresas produtoras de gases medicinais a planejarem individualmente seus próximos passos.

 

O Rio Grande do Sul tem 397 hospitais, 497 municípios, e uma malha viária com mais de 17 mil quilômetros entre rodovias federais e estaduais, cenário que traz maior complexidade para as autoridades de saúde do estado, que vem contando com o suporte do time da Abiquim.

 

"O caráter multifacetado do GT permite que se detecte riscos e se encontre soluções rapidamente, seja um caminho alternativo, a utilização de escolta ou o remanejamento de carga", declara André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim. "É um grande desafio que não falte um cilindro de oxigênio em nenhum hospital, e temos tido sucesso. Neste sentido, nossa colaboração com a secretaria estadual de Saúde, bem como a polícia rodoviária e demais autoridades é de grande valor."


Vale destacar que em uma dessas reuniões do GT, no dia 14 de maio, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, esteve presente e agradeceu a força-tarefa do setor químico em prol do Estado. “Estou aqui para agradecer essa operação logística. Como tenho dito,  todo mundo ao olhar as ruas alagadas no centro de Porto Alegre não tem a dimensão da extensão dos impactos na infraestrutura, na logística, na distribuição dos insumos e itens essenciais e críticos, que exige um esforço monumental; mas que tem sido atendido pela dedicação de pessoas muito comprometidas com o funcionamento regular daquilo que é crítico e, entre eles, esse abastecimento de oxigênio e de tudo que está envolvido com a nossa indústria química para a operação no Estado. Sei que isso está exigindo pontos de controle diários observando situações pontuais para que ninguém fique desabastecido e que está envolvendo apoios mútuos aqui também de um ao outro para pode fazer chegar os itens em cada um dos cantos. Então, muito obrigado!”

 

Empresas associadas ou não associadas que atuam como fornecedoras e distribuidoras de gases hospitalares que ainda não fazem parte do GT e gostariam de se juntar ao grupo, basta mandar um e-mail para Renata Souza, assessora técnica da Abiquim pelo e-mail: renata.souza@abiquim.org.br

 

A Abiquim disponibiliza gratuitamente Guias Orientativos para o Manuseio e Transporte de Cilindros e também para o uso racional de Oxigênio para evitar o desperdício nas unidades de saúde. Clique aqui e confira!