Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim recebe autoridade da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo
Segunda-Feira, 22 de Abril de 2024
No dia 17 de abril, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Abiquim recebeu a visita de Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, que deu uma visão geral do órgão público, apresentando sua estrutura, missão, investimentos nesta área relacionados à indústria química, bem como ações futuras – entre elas a implantação do Distrito de Inovação de São Paulo, o ponto alto da sua apresentação.
Segundo Agopyan, o Distrito de Inovação visa criar um ecossistema propício para elevar as taxas de inovação industrial do Estado, impulsionando a geração de valor socioeconômico. Em linhas gerais, o projeto – que será construído em São Paulo, nas imediações da Cidade Universitária, abrangendo uma área total de 45mil m² - pretende apoiar empresas, startups e pesquisadores a investir em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda.
Também presente na reunião, Marcos Bruno, professor da USP e consultor técnico da secretaria para este projeto, afirmou que o modelo para o desenvolvimento desse distrito é parceria público/privada e será lançado pelo governo de São Paulo por meio de edital. “A primeira iniciativa é o entrosamento internacional e pela nossa felicidade já temos esses convênios internacionais. Não vamos esperar o distrito ficar pronto fisicamente, mas já vamos começar a articulação e o acordo de cooperação com a Fapesp e o Distrito de Milão, além de outros cinco distritos espalhados mundialmente, facilitando a busca das empresas que estão em busca de mercado na implementação de seus projetos”, destacou o professor.
Em consonância com a projeto do secretário, Yhebert Gouveia Afonso, vice-presidente de Operações e Conformidade da Abiquim, citou o PROVER, programa da indústria química verde do Governo Federal – o qual a Abiquim vem articulando conjuntamente – e que tem um capítulo específico que trata sobre o desenvolvimento da química. Afonso propôs, como próximo passo, abrir uma agenda com o secretário para apresentar a iniciativa que pode se somar ao projeto da Secretaria de São Paulo, com a perspectiva de gerar um ambiente ainda mais auspicioso para a materialização de projetos, ao qual o secretário acenou positivamente.