APOIO:

ANUNCIE

AQUI

Home > Notícias Abiquim
Notícias Abiquim

Em reunião no Planalto, Abiquim e Geraldo Alckmin discutem demandas da indústria química nacional

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2024

Foto oficial do encontro


No dia 09 de abril, a Abiquim, juntamente com entidades do setor químico e parlamentares, se reuniu com Geraldo Alckmin, vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, em Brasília, para debaterem temas de grande importância ao desenvolvimento da indústria química nacional. 

 

De acordo com André Passos Cordeiro, presidente-executivo da Abiquim, a inserção de produtos químicos na Lista de Elevações Transitórias é uma das agendas que geram grande preocupação ao setor e que necessita de ação do governo com prioridade para garantir a sua competitividade. Ele ressaltou, sobretudo, a questão das resinas virgens importadas, que acabam impactando negativamente o preço das resinas produzidas a partir de resíduos e consequentemente, o trabalho dos catadores. 

 

Reiq e gás natural foram outros temas sensíveis abordados na reunião. Apesar do setor celebrar a retomada do Regime Especial, Passos enfatizou a necessidade de um novo programa para estímulo à indústria química visando o aumento do uso da capacidade instalada, entre outros pontos, com prazo de quatro anos, com o objetivo de aumentar a produção e gerar empregos. “A ideia é que as medidas de estímulo se revertam em aumento de arrecadação”, destacou.


Já com relação ao gás natural, o presidente da Abiquim sugeriu medidas que possam viabilizar a redução do preço do insumo para o mercado interno, citando, inclusive o memorando de entendimento com a Petrobras que está em vias de ser assinado em prol de uma política de preços voltada para a indústria química que, por sua vez o utiliza não apenas para energia como matéria-prima.

 

Após ponderações, o Ministro Alckmin demonstrou preocupação com medidas que podem representar renúncia fiscal e ao fim da cadeia aumentar o custo Brasil, fez alguns encaminhamentos com as áreas envolvidas aos temas e se comprometeu a trabalhar junto ao setor visando sua proteção e seu fortalecimento, com foco na transição química verde e sustentabilidade da indústria.

 

Entre as autoridades do MDIC, participaram ainda do encontro, Uallace Moreira Lima, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços; Marcela Santos De Carvalho, secretário executiva da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior; Lucas Ramalho Maciel, diretor do Departamento de Novas Economias; e Elisa De Ananias Fraga, secretária de Comércio Exterior Adjunta; além de Ivoneide Caetano, deputada Federal (PT/BA) e sua assessora, Vivian Chagas; e Vandilson Macedo, chefe de Gabinete do Deputado Federal Zé Neto. Entre as entidades, Roberto Fiameng, representante do Presidente do Sindicato Patronal; Airton Cano, representante do Coordenador da FETQuim; José Pinheiro, representante do Diretor do Sindiquímica; Geralcino Santana, representante do Presidente da CNQR; e Sergio Leite, representante do Presidente da Federação dos Trabalhadores Químicos; além de Rafaela Ribeiro Tavares, da equipe da Seta Public Affairs.