Identificação
Trocar a senha
Cadastre-se
Título
APOIO:
ANUNCIE
AQUI
Abiquim promove encontro para apresentação da 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça
Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2024
Em cooperação com o Ministério das Mulheres, a Abiquim deu início, no dia 09 de fevereiro, a um ciclo de reuniões com suas empresas associadas para que representantes da pasta apresentem a 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça - projeto coordenado pela pasta em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, o Ministério do Trabalho e Emprego, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) - que tem como objetivo garantir igualdade de gênero e raça no mercado de trabalho, além de conscientizar empregadores no combate ao racismo e à discriminação de gênero no ambiente de trabalho.
O encontro online contou com a participação de Neuza Tito, diretora de Autonomia Econômica e Cuidado do MMulheres, e Simone Schaffer, consultora do Programa Pró Equidade de Gênero e Raça, que explicaram toda a dinâmica do programa a representantes das áreas de comunicação e recursos humanos das empresas Elekeiroz, Linde, Yara Fertilizantes e Covestro. Pela Abiquim, estiverem presentes virtualmente: Yhebert Afonso, vice-presidente; Luciane Nogueira, gerente de Comunicações, Marcelo Pimentel; gerente de Relações Institucionais; Beatriz Fernandes Caliope de Macedo, advogada; Fernando Salles Homem, advogado; e Laura Santos, coordenadora de Recursos Humanos.
Lançado em 2005, direcionado para empresas de médio e grande porte e com personalidade jurídica, o programa é baseado em três pilares – promoção da cidadania e combate à discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego de mulheres e homens; compromisso com a igualdade de gêneros e raça, priorizando a gestão de pessoas e a cultura organizacional da empresa/instituição; e difusão de práticas exemplares entre as empresas e instituições que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro das organizações.
Para aderir ao programa, as empresas devem atender aos seguintes critérios de participação: não ter sofrido denúncias não apuradas de trabalho escravo; não ter denúncias não apuradas de assédio e/ou discriminação; as empresas privadas deverão ter publicado relatórios da transparência salarial e remuneratória conforme a Lei nº 14.611/2023 (Lei de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens) e o Decreto Federal nº 11.795/2023, que a regulamenta.
Ao final da edição, o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça certifica que a empresa tem compromisso com a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho e com a promoção da cidadania. Vale destacar que para receber o Selo é necessário alcançar o mínimo de 70% de execução das ações pactuadas com desempenho satisfatório ou muito satisfatório.
O prazo para inscrição voluntária é dia 30 de março. Para informações e inscrever sua empresa na 7ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, clique aqui